[Resenha] O terceiro travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho

00:30

Nome: O terceiro travesseiro
Autor (a): Nelson Luiz de Carvalho
Nº de páginas: 208

Baseado em uma história real, este romance desafia rótulos e hipocrisias, revelando os meandros de consciência de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece.









Li esse livro por meio de uma indicação (na verdade meu amigo colocou na minha mão e falou "você vai ler esse livro") e confesso que achei que seria apenas mais um livro entre tantos que já li na vida, mas ao longo da narrativa esse livro foi mexendo comigo aos poucos e no final (em meio as lágrimas) eu percebi que ele sempre vai ter um cantinho especial no meu coração (infelizmente não na minha estante, ainda).

Antes de começar a falar sobre o livro tenho que avisar que esse romance retrata a história de um casal homossexual. Então, se você não tem a mente e o coração aberto para aceitar esse tipo de relacionamento pode parar de ler por aqui mesmo.

Esse livro demorou um pouco para me conquistar de vez, mas esse jeitinho de me prender aos poucos acabou dando um charme especial a história, afinal de contas esse processo de conquista deixa qualquer coisa mais divertida, certo? Infelizmente terei que contar alguns pequenos spoilers, pois tudo que eu preciso falar para convencer vocês a lerem esse livro tem uma pitada de spoiler, mas nada que estrague a leitura, podem confiar em mim.

A sinopse do livro diz ao leitor que é baseado em uma história real. Isso me deixou com o pé atrás, pois nem sempre o que é "baseado em um fato real" é bom, nós, leitores estamos sempre buscando aquela magia da literatura, aquele "algo mais" que os livros nos trazem e fazem a gente suspirar, sabe? Mas a medida que fui lendo, página por página, me peguei detestando alguns personagens, amando outros, querendo bater em mais alguns e acima de tudo me vi ali, ao lado deles, convivendo com cada pequena coisinha que ia surgindo.

Sim, esse livro é baseado em uma história real e tem todos os elementos que a tornam muito, muitos real mesmo. Tem momentos de egoísmo e uma certa crueldade que só aconteceriam nesse mundo sem magia e desprovido de compaixão que somos forçados a viver. Os personagens tem seus altos e baixos e são retratos de forma fiel a qualquer pessoa que passe por você na rua ou sente ao seu lado no ônibus. E eu adorei isso.

O romance de Renato e Marcus é algo lindo e natural. Os dois eram muito amigos e descobriram que estavam apaixonados e se desejavam. A história de amor é narrada aos poucos, contando como foi que perceberam que estavam apaixonados e tudo o que tiveram que enfrentar para ficarem juntos.

Mas, como o título deixa bem claro, essa história não fala apenas do romance deles, entra uma terceira pessoa na história que dá uma balançada no relacionamento - e na vida - do casal principal. E essa pessoa é a Beatriz, uma ex-namorada de Renato.

A chegada dela na vida deles dois mexe com toda a estrutura do relacionamento dos dois, e com a ajuda e influência de outros personagens que também manipulam de forma egoísta Renato e Marcus as coisas se complicam um pouco muito.

Grande parte do livro é cheio de arco-íris, unicórnios e cupcakes, nos mostrando como é encontrar sua alma gêmea e viver esse amor de forma intensa e apaixonada, mas como é baseado em uma história real e o mundo não é cheio de unicórnios e reinos encantados onde as pessoas podem ser felizes para sempre, também acompanhamos alguns momentos tristes, alguns revoltantes e outros que me fizeram questionar a sanidade mental dos personagens. E o final me pegou completamente desprevenida e como disse acima, me arrancou várias lágrimas.

Esse é o tipo de livro que eu preciso indicar para qualquer ser racional que respire, a história foi muito bem escrita e nos mostra o mundo como ele é, sem floreios ou cenas deletadas para agradar o público.

You Might Also Like

0 comentários