[Resenha] Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff

08:55

Nome: Quando finalmente voltará a ser como nunca foi
Autor (a): Joachim Meyerhoff
Nº de páginas: 352
(Cedido em parceria com a editora)


Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens? Nosso pequeno herói não conhece outra realidade - e até gosta muito da que conhece. O pai dirige uma instituição com mais de 1.200 pacientes, ausenta-se dentro da própria casa quando se senta em sua poltrona para ler. A mãe organiza o dia a dia, mas se queixa de seu papel. Os irmãos se dedicam com afinco a seus hobbies, mas para ele só reservam maldades. E ele próprio tem dificuldade com as letras e sempre é tomado por uma grande ira. Sente-se feliz quando cavalga pelo terreno da instituição sobre os ombros de um interno gigantesco, tocador de sinos.
Joachim Meyerhoff narra com afeto e graça a vida de uma família extraordinária em um lugar igualmente extraordinário. E a de um pai que, na teoria, é brilhante, mas falha na prática. Afinal, quem mais conseguiria, depois de se propor a intensificar a prática de exercícios físicos ao completar 40 anos, distender um ligamento e nunca mais tornar a calçar o caro par de tênis? Ou então, em meio à calmaria, ver-se em perigo no mar e ainda por cima derrubar o filho na água? O núcleo incandescente do romance é composto pela morte, pela perda do que já não pode ser recuperado, pela saudade que fica - e pela lembrança que, por sorte, produz histórias inconcebivelmente plenas, vivas e engraçadas.



Quando finalmente voltará a ser como nunca foi gira em torno de Joachim, um garoto que é filho de um psiquiatra. Joachim, sua mãe e seus irmãos vivem em uma casa construída no terreno do hospital onde seu pai trabalha (Por isso ele basicamente cresceu em um hospital psiquiátrico).

Como Joachim cresceu nesse mundo paralelo ao que as pessoas "normais" estão acostumadas, ele acabou se tornando um garoto único, uma vez que cresceu ali em meio aquelas pessoas, digamos, especiais, e fez amizades com pessoas bem diferentes...

Toda essa experiência vivida na infância influenciou bastante quem ele se tornou como adulto. E a cada capítulo o leitor entende como cada uma das pessoas que ele conheceu marcou sua vida para sempre. O leitor também acompanha como foi o seu dia a dia e vê como o seu pai foi um homem presente e uma figura marcante na vida de seus filhos.


Sabe aquele tipo de livro que te ganha na capa, na sinopse e nas divulgações? Essa foi eu com esse livro. Tanto que enlouqueci quando o vi na lista de outubro da editora. Quando o livro chegou me apaixonei ainda mais. A capa é linda pessoalmente. A diagramação impecável. Enfim, visualmente o livro era simplesmente perfeito. Quanto ao enredo, minhas expectativas estavam lá em cima. Afinal, se trata de uma história onde temos uma criança narrando como é viver em um hospício, sendo que nunca soube como era o mundo "normal". Original o bastante para prender a atenção de qualquer leitor, certo?

Mas, infelizmente, ao longo do livro minhas expectativas, antes lá em cima, foram caindo por terra uma a uma. Pensei se tratar de uma narração feita por uma criança, mas na verdade o livro é narrado através das memórias de um adulto. O que me pegou desprevenida e me decepcionou bastante.

O livro nos trás uma visão infantil do mundo e como era viver em hospital psiquiátrico, mas por ter uma pegada "memórias" e parecer que um adulto está relembrando seus tempos de infância quebrou completamente tudo que eu tinha em mente sobre como seria a abordagem do autor sobre o assunto.

Entenda, eu esperava algo mais infantil, com uma pitada de drama e algumas reflexões sobre a vida e como a vivemos/deixamos de viver/deveríamos viver, sabe? A realidade desse livro é mais cruel, dramática e "adulta" do que eu esperava.

Essa leitura, mesmo não sendo o que eu esperava acabou se tornando tão única quanto o tema abordado pelo autor. Ao longo da narrativa, aos poucos Joachim foi nos dando mais detalhes de como foi aquele período de sua vida, como era sua relação com seus irmãos, as surpresas que sua mãe foi revelando ao longo dos anos, e tudo de negativo e positivo que aprendeu com seu pai. Afinal, não existe essa de pais perfeitos.

Sim, o livro não foi bem o que eu esperava e isso me decepcionou um pouco. Mas eu gostei dele. Acho que depois que essa euforia de fim de livro se acalmar eu vou até comemorar o fato de não ter sido bem o que eu esperava, pois no fim das contas livros previsíveis demais acabam se tornando chatos com o passar do tempo, não? E tenho certeza que vou ler QFVASCNF de novo.

Esse livro aborda alguns dilemas e nos faz pensar em várias coisas. Até que gostei da escrita do autor, ele nos apresenta várias coisas ao longo da história, mas o livro em si não possui um dilema central, são pequenos dilemas surgindo a cada capítulo e isso é algo que não estou acostumada a ver. Vi que teve gente que não gostou disso no livro, mas essa é a questão. Ele se destaca por não ser o que a gente espera ou está acostumado a ler.

Indico a todos que estão buscando uma leitura alternativa e diferente. Vocês vão adorar mergulhar no dia a dia de Joachim.

You Might Also Like

0 comentários