Dicas para escrever seu próprio livro

06:00

Por Ingrid Calado


Achei super legal essa matéria da Capricho sobre como escrever um livro. Então, pensei em  postar aqui no blog para vocês verem o básico de como escrever um livro. (Vai que você vira um Best seller!! )


Vamos aos 5 passos:



1º Inspiração
Tudo começa com uma boa ideia. É quando você pensa no tema que vai render o livro – uma história de amor, um diário, uma ficção... Com isso definido, é hora de pensar no público que vai ler o livro e no tipo de linguagem que você vai usar – texto fofinho, mais sério ou divertido.




2º Boa história
Antes de começar a escrever, é legal preparar um roteiro com alguns detalhes para organizar as suas ideias Anote o que vai acontecer nos capítulos, quais serão os dramas e os possíveis finais de cada personagem. Isso se chama enredo, ou seja, o desenvolvimento completo da história.



3º Hora de escrever
Primeira dica: procurar um ligar tranquilo, que inspire criatividade. Pode ser o quarto, a varanda e até o jardim da sua casa. Ali vai ser o seu cantinho, onde você vai sentar todos os dias para escrever. Sim, todos os dias! Para escrever um livro sem perder o ritmo é preciso muita dedicação.



4º Analisando
Depois de escrever cada capítulo, leia de novo para ver se a história tem sentido e se os acontecimentos são interessantes, mas não fique só nisso. Peça a seus amigos e até ao professor de literatura que olhem. Assim, você vai ter opiniões que podem ajudar a melhorar o livro.



5º Quase lá
Com o livro pronto, vem o maior desafio: Conseguir uma editora que o publique. O mais comum é mandar algumas cópias, com o resumo explicando a história, para as editoras. Como nem sempre dá certo, muita gente para a própria publicação ou divulga suas histórias na internet.



Bom gente, é isso. Espero que vocês tenham gostado (Sei que não explica nos mínimos detalhes, mas já é um começo) se você já escreveu ou está escrevendo um livro, me diz aí nos comentários sobre o que é a história!

Eu mesma, estou escrevendo o segundo livro de uma série sobre vampiros (Amo vampiros s2 ) Mas também já escrevi um livro antes desses, que é sobre uma garota que acaba adquirindo bulimia por causa de um garoto (Pode parecer um  livro de auto ajuda, mas não é! É um romance ).


Para quem está começando ou pensando em escrever um livro, meu conselho é que você não desista de seus sonhos, é claro que você vai receber um “não” algumas vezes e muitas coisas podem dar errado, mas se realmente for seu sonho, corra atrás!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito legal essas dicas.

    Pq vc não posta a sinopse do seu livro? Assim vc pede a opnião dos leitores do seu blog! :)

    ResponderExcluir