[Filmes] Cinquenta tons de cinza

07:29

Lançamento : 12 de fevereiro de 2015 (2h5m)
Dirigido por: Sam Taylor-Johnson
Com: Jamie Dornan, Dakota Johnson, Jennifer Ehle
Gênero: Erótico , Drama , Romance
Nacionalidade: EUA


Quando a estudante de literatura Anastasia Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, como um favor a sua colega de quarto Kate Kavanagh, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja, mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso — os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família — ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.




Um pequeno comentário antes de começar a escrever essa crítica: Em pleno século XXI e ainda existe censura seletiva? Sério, li os livros e quando fui ver o filme com minha mãe fiquei surpresa. Enquanto o livro foca mais na parte sexual da relação deles, no filme, censuraram totalmente as cenas e se estenderam muito no pouco de história que existe. O resultado? Um filme com diálogos engraçados, porém, repetitivos. Não esperava muito desse filme, mas o que vi foi decepcionante. Eu não estava esperando cenas de sexo explicitas, mas "a alma" da trama foi deixada quase completamente de lado. 

A história foi muito fiel ao livro, os diálogos estão semelhantes. Porém, os atores não tinham muita química. A atuação de Dakota foi aceitável, ela não se entregou totalmente ao papel, em algumas cenas ela parecia travada. Mas, o Jamie quebrou recordes. Desde o primeiro momento soube que ele não se encaixava no papel, mas o que vi foi um ator travado. Se Dakota não se entregou ao personagem, o Jamie não sabia nem o que estava fazendo. Ele parecia perdido nas cenas, como se alguém estive o tempo todo dizendo a ele o que fazer. Sem contar que o porte físico dele não se encaixa no descrito pela autora no livro.  O Christian do filme é quase um figurante, enquanto no livro ele faz o tipo "cheguei chegando" no filme ele é discreto e contido.

Tentaram, mas não conseguiram criar um clima romântico. A trilha sonora é questionável, e não vou nem falar no moralismo vergonhoso que ficou nas entrelinhas. Enquanto no livro a nudez era detalhada em seus mínimos detalhes, no filme a única que aparece nua é Dakota (Depois não venham dizer que eu queria ver o Jamie pelado, estou apenas expondo um fato, quem leu o livro e viu o filme vai me entender). O "Quarto vermelho da dor" que é palco da maioria das cenas do livro, deixou a desejar no filme e se aparece três vezes é muito. 

A narrativa contraditória é óbvia tanto no livro quanto no filme, em um momento Christian diz que não é romântico, mas na cena seguinte está apresentando Ana como namorada ou andando de mãos dadas, esse erro foi cometido pela autora, não pelos roteiristas. Os conflitos são fracos, a cena final foi até interessante, mas ainda assim não teve a emoção e as lágrimas e os gritos e tudo que tem no livro.

O filme se prendeu muito no relacionamento estranho dos personagens e pouco no que a história deveria tratar (a relação Dominador-Submissa), achei decepcionante? Muito. Mas quem leu a resenha que fiz, sabe que só fui assistir por curiosidade. O filme "mais aguardado" do ano (para alguns, por que para mim é a continuação de Os vingadores) decepcionou todo mundo. Só na sala em que eu estava com minha mãe e minha tia, ouvi muita gente reclamando, alguns até citaram que gastaram dinheiro atoa ou que deviam ter ido ver Bob Esponja. 

You Might Also Like

10 comentários

  1. Heey Ingrid!

    "O filme mais aguardado do ano" pelo jeito decepcionou muita gente mesmo (kkkk). O mais aguardado por mim é A Esperança - Parte 1 e depois a sequência de Avengers (é "nois"). Assisti Cinquenta Tons... Já sem expectativa, pois sabia que nada de bom poderia sair dali e estava certo. Só a fotografia salvou um pouco o filme pra mim. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pior filme que eu já assisti kkkkk
    Tive crise de riso dentro da sala de cinema!
    O livro já é ruim a adaptação conseguiu ser pior.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do filme...
    Não teve muitas cenas (as melhores para ser sincera.. kkkkk) mas a fotografia ficou muito boa.
    Conseguiram construir uma história. Não sou fã, mas gostei.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei que seria pior. Pelo menos foram fiéis ao livro...
    A fotografia estava muito boa, mas as cenas mais aguardadas não foram para a telona e muita gente achou ruim... Eu fui uma delas!

    ResponderExcluir
  5. "Depois não venham dizer que eu queria ver o Jamie pelado, estou apenas expondo um fato, quem leu o livro e viu o filme vai me entender"
    Entendo... kkkkkkkkk
    Mas você é fã de Once e não quer ver como ele veio ao mundo..? kkkkkk Sinceramente, eu queria!

    ResponderExcluir
  6. Filme mais aguardado e mais decepcionante do ano!
    Vi muita gente reclamando nas redes sociais, ainda bem que não gastei meu dinheiro kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Se eu disser que gostei do filme? Ri demais, a fotografia estava perfeita e estava bem fiel ao livro.
    Na minha opinião, melhor que o livro

    ResponderExcluir
  8. Vou assistir por pura curiosidade, não gostei do livro, mas como você disse em uma postagem sobre 50 tons, quero ver o que vai ter.

    ResponderExcluir
  9. Não foi o pornô que você achava que ia ser, mas também não foi romance...
    O que é esse filme afinal?
    Se alguém soube me diga.
    A fotografia estava boa, mas a falta de história acabou com tudo. E como está fiel ao livro....

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro e não vi o filme.
    Li tantas críticas negativas que não sinto a menor vontade de ler ou assistir.

    ResponderExcluir