Curiosidades Literárias #2

06:52



No início da carreira, o escritor George Bernard Shaw teve que ser sustentado pela mãe por que não conseguia vender seus livros.

O primeiro acidente de automóvel no Brasil foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore em 1897

O poeta português Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob diversos pseudônimos, cada um com um estilo e uma biografia próprios. Ente os pseudônimos adotados estão Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.

J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.

Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.

Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Na velhice, confessou: “era mentira”. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.

O primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, foi publicado às custas do próprio autor, uma vez que havia sido recusado por diversas editoras.

O poeta Carlos Drummond de Andrade publicou o seu primeiro livro, com tiragem de 500 exemplares, com o dinheiro do próprio bolso.

Foi com suas últimas economias que o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicou sua obra-prima Cem Anos de Solidão. A primeira tiragem de oito mil exemplares se esgotou em 15 dias.

O poeta chileno Pablo Neruda só conseguiu publicar seu primeiro livro, Crepusculário, depois de vender todos os seus bens para financiá-lo.
Dom Quixote, obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes, obteve um sucesso tão grande na época da sua publicação que um anônimo escreveu uma segunda parte do romance.

O primeiro romance do mundo foi escrito em 1007 por uma mulher, Murasaki Shibiku, A história de Genji conta as aventuras de um príncipe que procura amor e sabedoria.
Monteiro Lobato é o autor da frase “um país é feito de homens e livros”. O escritor revolucionou o mercado literário em uma época em que o Brasil tinha poucas livrarias. Seus livros eram vendidos em mercearias, armazéns e farmácias, fomentando de maneira criativa a cultura em nosso país.

O Dia do Livro Infantil é lembrado em 18 de abril (aniversário de Monteiro Lobato).

Fonte: Publiki

You Might Also Like

10 comentários

  1. Nossa, tadinha da mão da J K Rowling kkkk
    ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii
    super interessantes essas curiosidades
    Não deve ser nada fácil escrever em pé rsrsrs

    Beijoss
    Estou te seguindo!
    Me visite *--*
    http://www.perseguindomeussonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas curiosidades, algumas eu já conhecia, outras foram uma surpresa hahaha!
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida

    ResponderExcluir
  5. Curiosidades interessantes...
    Principalmente a do acidente de carro!
    J K eu já sabia que tinha escrito todos os livros à mão (coitada...)

    ResponderExcluir
  6. Adoro Monteiro Lobato, comecei a ler por causa dele.
    Faz mais posts assim Ingrid!
    Curiosidades são legais.

    ResponderExcluir
  7. Mulheres dominando a literatura \o/
    Adorei essa curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. J K escreveu tudo à mão? Coitada kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Curiosidades interessantes.
    Escrever em pé?! Não sei como aguentavam kkkkk

    ResponderExcluir

Subscribe