[Resenha] Meus 15 anos - Luiza Trigo

14:35

Nome: Meus 15 anos
Autor (a): Luiza Trigo
Nº de páginas: 232



"Meus 15 anos" conta a história de Bia antes, durante e depois do grande dia, sua festa de 15 anos, claro! A melhor amiga, a rival, o melhor amigo, o menino mais gato e popular da escola... Todos contam um pouquinho dessa história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e amadurecimento, numa narrativa que intercala as vozes de cada personagem, tornando o texto mais dinâmico. Repleto de referências ao cinema – os títulos dos capítulos são títulos de filmes com os quais a garotada certamente vai se identificar – o livro é sinônimo de diversão e sucesso.







Esse foi o primeiro livro da autora que eu li. Achei a história um pouco arrastada, mas vou levar em conta o público alvo, que é alguns anos mais novo que eu, e colocando dessa forma, o livro é bom. Porém, mesmo sendo para um pouco mais novo, ainda achei o livro superficial e repetitivo em alguns pontos.

O enredo gira em torno da festa de 15 anos de Bia e é dividido em três partes, também é narrado por vários personagens, e como vocês sabem, eu gosto de livros com uma narrativa assim, maaaaas, eu me arrastei e revirei os olhos toda vez que dois dos personagens narravam (O tal de Thiago que é simplesmente um cara cujos adjetivos que tenho em mente não são apropriados para o público alvo desse livro e Jéssica, a "rival" da Bia, que também poderia ser facilmente descrita com adjetivos que não são apropriados para o público alvo).

A parte um se passa antes da festa de 15 anos da Bia. E, cá entre nós, poderia ter se resumido em apenas um capítulo. Mas a autora leva uns três ou quatro capítulos só falando da entrega dos convites pelo ponto de vista de umas três ou quatro pessoas. E isso se repete em outras ocasiões, o que acaba deixando a leitura um pouco cansativa.

A parte dois narra a festa de 15 anos, com todos os altos e baixos narrados, mais uma vez, pelo ponto de vista de vários personagens algumas vezes seguidas. Essa parte dois foi o ponto alto do livro, com algumas cenas que até me deixaram curiosa, mas sem nada muito surpreendente.

A parte três narra o pós festa e, honestamente, não poderia ser mais clichê. Sabe aqueles filmes água com açúcar que desde o início a gente já sabe como vai terminar? É por aí...

Mas, não tenho apenas pontos negativos para apontar, o livro tem uma ou outra parte legal e não chega a ser ruim. É o tipo de livro que eu indicaria para quem está com uma ressaca literária horrível, ou está a muito tempo sem ler e não quer recomeçar com algo mais intenso. Meus 15 anos também é um presente perfeito para incentivar a leitura. Já que possui uma linguagem mais simples, não tem muitas reviravoltas, tem uma história que vai fazer muitas garotas se identificarem e é curtinho.

You Might Also Like

0 comentários