[Resenha] Mau começo, Desventuras em série #1 - Lemony Snicket

05:48

Nome: Mau começo
Autor (a): Lemony Snicket
Nº de páginas: 152
Série: Desventuras em série #1

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.









 Eu conheci a história dos irmãos Baudelaire por meio do filme. Mas, como era de se esperar, o livro é muito melhor. O primeiro livro narra como começou o que viria a se tornar uma série de desventuras vividas pelos irmãos Klaus, Violet e Sunny. No livro o Conde Olaf aparenta ser mais mal e a história se mostra mais desgraçada do que vi no filme quando tinha nove anos.

Violet, Klaus e Sunny são três irmãos que tinham uma vida perfeita até o dia em que seus pais morrem em um terrível incêndio que destruiu a casa em que os jovens Baudelaire moravam. Após esse terrível acidente eles vão morar com um parente distante dos seus pais chamado Conde Olaf.

O Conde Olaf é um homem alto, magro e de uma aparência horrenda que mora em uma casa que se encontra em um estado lastimável. Os órfãos Baudelaire são obrigados a realizar todo tipo de atividade domestica para o Conde, são forçados a dividir uma única cama e suas roupas são guardadas em uma  caixa de papelão. 

Como se isso já não fosse ruim o bastante, eles descobrem que o Conde planeja roubar a herança deixada por seus pais, mas que só estará disponível quando Violet fizer 18 anos. Porém, os planos do Conde não envolvem esperar 4 anos para roubar toda a herança para ele. Então, os jovens órfãos tem de encontrar uma maneira de avisar a qualquer pessoa que possa ajudá-los sobre o plano do Conde antes que seja tarde demais. Mas alguém acreditaria na palavras de três crianças que acabaram de virar órfãos?

O livro é narrado pelo próprio autor, o que dá um toque mais pessoal a história e a deixa bem mais real. Por ser uma narração em terceira pessoa o leitor pode acompanhar os acontecimentos de uma maneira mais observadora, como se estivesse ao lado dos personagens todo o tempo. O livro é pequeno, então a leitura é rápida. Meu conselho é que você tenha os treze livros para começar a ler. Só tenho os dois primeiros, então estou curiosa para ler os outros onze, mas ainda não tenho. Recomendo muito essa leitura. 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi :)

    Irei comprar o box de Desventuras em Série e estou muito empolgado com a leitura. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler Desventuras em Série, mas acho que é uma série tão grande que não sei se vou ficar entediada de ler por tanto tempo o mesmo livro :P
    Mas parece ser ótimo e só vi críticas positivas até agora!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li todos os livros e são perfeitos! Cada um vai te conquistar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. Eu também conheci essa história pelo filme, mas se na época eu soubesse que tinha os livros não assistiria.
    Todo mundo elogia esse autor e pretendo ler logo essa série.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir