Livro ou FanFic - O que escrever?

06:38

Oii pessoinhas,
tenho recebido alguns e mails de leitores que estão na dúvida entre escrever um livro ou uma fanfic. Então, decidi fazer esse post explicando o processo de desenvolvimento de cada um. Eu já escrevi dois livros, estou no terceiro, porém, não é fácil encontrar uma editora e não basta procurar uma editora, o caminho é muito mais longo.

Também sou autora de duas fanfics* e tenho que admitir que tanto escrever um livro como uma fic podem ser complicados. Mas a diferença está no meio que é usado para divulgação. Enquanto um livro você tem que tirar os documentos necessários e buscar uma editora que queira publicá-lo, a fic é mais simples. Você pode criar uma conta no FanFiction que é uma rede social voltada apenas para fics, ou criar um blog para ela. Eu aconselho o FanFiction, tenho uma conta lá e minha Fic de Fallen tem mais de 1.000 acessos. Se você ainda não tem experiência, ou seja, nunca escreveu um livro e gostaria de ter a opinião de terceiros, no fanfiction tem a categoria de "originais" onde você pode postar cada capítulo de sua história e ler os comentários dos leitores, positivos ou negativos, aceite-os e dessa forma você vai longe :)

Mas quem realmente escolhe é você. Quer escrever sobre Harry Potter ou Jogos Vorazes? FanFiction. Quer arriscar escrever a sua própria história? Vai fundo. Com muita dedicação você vai longe.

Letícia, Lucas, Rafaela, Fernanda, Júllya, Amanda, Henrique, Ana, Elizabeth e Karen espero que isso tenha ajudado vocês. Escrevi pouco, mas consegui resumir o que eu queria dizer. Sendo com um livro ou uma fic, espero que vocês tenham sucesso :]

*Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Se eu fosse criativa escolheria as Fanfics. Acho que me sentiria mais livre e mais próxima dos leitores, mas como eu sou um fiasco na hora de criar algo prefiro ficar do outro lado, dos que leem :D

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fics são mais fáceis por que não exigem muito de quem escreve. A divulgação é mais rápida, o público procura mais e tal. Conheço muito autores de fics que seriam ótimos escritores, mas assim como você se julgam sem criatividade. Sabe qual a minha opinião? Você apenas não encontrou o seu gênero literário. ;]

      Excluir
  2. Acho que uma grande diferença entre as duas é que livro é algo que você tem que se empenhar beeeem mais e é bem mais difícil de você conseguir publicar para que as pessoas conheçam seu trabalho.As fanfics mesmo que originais não considero algo assim tão difícil de escrever,basta ter imaginação.
    Estou escrevendo dois livros e uma fanfic de Os heróis do Olimpo e com certeza os livros exigem muito mais de mim,porquê além de ter que ser algo mais trabalhado pois você pode conseguir publicar um dia,então você tem que escolher muito bem as palavras,explicar tudo direitinho e ainda saber ver o que é que se deve tirar da história e o que deve manter para ela não ficar cansativa e ser elogiada,você ainda tem que ter a competência de criar todo um enredo que prenda o leitor,além disso aqui no Brasil (pelo menos eu acho isso) é bem complicado você fazer sucesso com os livros porquê as editoras não dão tanta atenção assim para os escritores brasileiros e tem todo um processo para você conseguir publicar seu livro.
    Por isso,apesar de que eu ainda vou seguir com a escrita do meu livro eu prefiro as fanfics,elas são mais fáceis de fazer e divulgar.

    http://portal-do-mundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mais fáceis de fazer e o público aceita mais rápido. Já com o livro, é realmente muito complicado. Por exemplo, quando eu vou escrever meu livro eu fico isolada de todo mundo, pois tenho medo de esquecer o que ia escrever, e odeio quando me interrompem. No quesito divulgação eu também acho a fic mais fácil, pois o público é mais próximo. Enfim, o livro, como você disse, precisa de muito mais dedicação por ser um projeto mais complicado. A fic é mais rápida tanto na divulgação como para escrever.

      Excluir
  3. Me indiquem uma editora de HTML de fic pra editar a minha ?

    ResponderExcluir
  4. Olá gente, eu estou pensando em começar a escrever em um livro, só que eu ainda preciso de muito estudo e dedicação. Algum de vocês poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir