[Resenha] A guerra dos tronos, As crônicas de gelo e fogo #1 - George R. R. Martin

09:21

Nome: A guerra dos tronos
Autor (a): George R. R. Martin
Nº de páginas: 592
Série: As crônicas de gelo e fogo #1


Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.














Essa é, provavelmente, a resenha mais difícil que eu tive que fazer desde que criei o blog. O livro é carregado de história, ou melhor, histórias. Esse foi o primeiro livro do autor que eu li e tenho que dizer que terminar de lê-lo foi um sofrimento. Desde que aprendi a ler estou acostumada a ler rápido os livros, não por pressa de terminar, mas é que eu sempre me empolgo lendo e os livros nem sempre são tão tão grandes, com A guerra dos tronos foi diferente, parecia que quanto mais eu lia, mais páginas apareciam no final. Amei o livro, e o fato de ter mais de um narrado deixa o leitor por dentro do ponto de vista de cada personagem em particular, o que é ótimo para compreender o que realmente está acontecendo.

A guerra dos tronos é um livro complexo, mas fácil de entender (isso faz sentido?), a história é complexa em seu enredo e o livro pode até intimidar um pouco por causa do tamanho, mas depois que você começa a ler, o difícil vai ser parar. Escrever essa resenha está sendo difícil para mim, pois quero mostrar o vocês um motivo para ler esse livro, mas sem dar spoiler (quem já leu sabe que isso é meio complicado, já que o livro tem em quase todas as páginas um "spoiler alert" piscando). Vou tentar contar um resumo da história e vou citar alguns personagens, principalmente os meus preferidos.

Eddard Stark é o Lorde do castelo de Winterfell, localizado ao norte,  ele vive com sua esposa, Catelyn Stark, e seus filhos Arya (uma das minhas preferidas), Robb, Sansa, Bran, Rinckon e também seu filho bastardo Jon Snow. O lema da Casa Stark é: O inverno está para chegar. A vida não tão pacata do Lorde Stark muda drasticamente quando aceita o pedido do Rei Robert Baratheon, seu amigo de longa data, para se tornar o Mão do Rei, uma vez que Jon Arryn, antiga Mão, faleceu. Então ele parte para Porto Real com suas filhas Sansa e Arya e deixa em Winterfell sua esposa e seus outros filhos. Desse ponto em diante eu teria que dar spoilers, mas em resumo, muita coisa acontece, o inverno chega e uma guerra se inicia. 

Meus personagens preferidos são Arya e Tyrion. Mas também existem outros personagens que merecem ser citados, como:

Viserys e Daenerys Targaryen são irmãos, Dany vive a sombra de Viserys, mais por medo que por outro motivo. Ele é conhecido como o Rei Pedinte, é um homem ganancioso e não mede esforços para conseguir o que deseja. Ele sempre ameça a irmã e a alerta para "não acordar o dragão". Porém, toda essa situação muda quando ela se casa com Khal Drogo, se tornando Khaleesi e engravida. A história deles é paralela aos demais (Starks, Lannisters e outros) mas é muito interessante, em alguns momentos mais que as outras.

Cersei Lannister é casada com o Rei Robert, uma mulher ousada, ambiciosa e independente, teme pela segurança de seus filhos Myrcella, Tommem e Joffrey (odeio ele), é irmã gêmea de Jamie Lannister, com quem tem um caso incestuoso. 

Jon Snow o bastardo do Lorde Stark, não sabe quem é sua mãe, é desprezado pela senhora Stark e o sentimento é recíproco. Mais tem muito carinho por seus meio-irmãos, em especial Arya (os dois juntos rendem os melhores capítulos). Jon decide vestir negro e se juntar a Patrulha da Noite. 

Robb e Rinckon com catorze e três, respectivamente, Robb é herdeiro de Winterfell, o mais velhos dos filhos Stark, amadureci muito ao longo da história e se torna um grande guerreiro. Rinckon, é o mais novo dos Starks, por ser muito novo não tem muita noção do que acontece ao seu redor. 

Brandon Stark ou só Bran, tem sete anos e é um excelente escalador. Seu passatempo preferido é escalar os muros de Winterfell. No começo do livro ele cai durante uma dessa escaladas e fica sem andar. Uma dica: ele não escorregou...

Sansa Stark tem onze anos e é completamente diferente de sua irmã Arya. Ela sonha em se casar com um príncipe. 

Agora é a vez dos meus preferidos:

Arya Stark tem nove anos, ela odeia tudo que a obrigam a fazer, aprender a costurar principalmente. O que ela realmente quer aprender é a arte de dominar uma espada, para ela a vida é mais que usar um vestido e esperar um príncipe que se case com ela. Arya gosta de viver e se aventurar. Por esses e outros motivos eu me identifico mais com ela.

Tyrion Lannister é irmão de Cersei e Jamie. Um anão que possui uma ironia sem igual e o sarcasmo é seu aliado dia e noite. Desprezado pelo pai muitas vezes. Tyrion é o dono das melhores frases que encontrei nesse livro. Mas a que mais me marcou foi: 

"Nunca esqueça o que você é. O resto do mundo nunca se esquecerá. Use isso como uma armadura e isso nunca poderá ser usado para machucar você."

Não posso falar mais que isso. O livro pode parecer assustador por ser grande e as letras serem pequenas, mas ele possui muita história. Fiquei com uma ressaca literária sem igual e não vejo a hora de começar a ler o segundo livro. George R. R. Martin criou o mundo que eu precisava, cheio de reis e rainhas e guerra pelo poder, personagens com personalidades marcantes e histórias fascinantes. Tudo o que prende a minha atenção em uma leitura esse livro tem. Recomendo para os verdadeiros leitores, aqueles que não se intimidam com letras pequenas e muitas páginas, e aos aventureiros que gostam de guerras e tudo que envolve esse universo.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Esse foi um dos melhores livros que eu já li em minha vida. Estou lendo o quarto livro da série e não consigo parar. Martin consegue prender a atenção do leitor em um livro grande como esse, mas sem deixar a desejar. O livro tem uma surpresa diferente a cada página.

    Adorei a resenha, não tem spoilers e você conseguiu deixar um pouco de mistério também. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, foi uma boa resenha de ler. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir