[Resenha] Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira

05:26

Nome: Cartas de amor aos mortos
Autor (a): Ava Dellaira
Nº de páginas: 344


Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.





Desde que fui no evento dos lançamentos do primeiro semestre da Editora Seguinte, eu estava louca para lê-lo. A história é delicada e a autora explorou bem a história da personagem. A narração traz uma certa inocência por parte da Laurel, o que deixa o livro realista para quem lê. 

Laurel é uma garota introvertida que sempre viveu a sombra da irmã mais velha, May. Mas vê seu mundo se desestruturar quando ela sofre uma morte trágica. Com a morte de sua única referência, ela decide mudar de escola para não ter que passar pelo ritual do luto, e nem ter que aguentar todos os olhares de pena dos alunos e professores. 

Logo no começo do ano, a professora de inglês de Laurel passa um trabalho que consiste em escrever uma carta para alguém que morreu. Assim que escreve sua primeira carta, ela acaba encontrando uma forma de expressar tudo que está sentindo sem se preocupar com julgamentos. 

Junto com Hanna e Natalie, ela começa a enfrentar o ensino médio e de uma forma indireta o luto. Tristan e Kristen, que estão no último ano do ensino médio, decidem "adotar" o trio de amigas e, dessa forma, acabam virando um grupo diferente de amigos.

Como era de se esperar, surge um garoto na vida de Laurel. O nome dele é Sky, um garoto misterioso que balança o coração da protagonista logo nas primeiras páginas. 

A história é cheia de altos e baixos. Laurel tem muita dificuldade em se expressar e isso a atrapalha em vários momentos. Como está entrando no ensino médio, uma nova fase da sua vida está começando, e como May era seu exemplo, ela se vê um pouco perdida.

A autora que criou uma história encantadora e delicada na medida certa. É normal os irmãos mais novos verem o mais velho como um modelo, e isso é bem expressado nas cartas quando Laurel vai se referir a May. A passagem pelo luto, a descoberta de quem ela realmente é, o primeiro amor, novos amigos, tudo é narrado de uma forma delicada e impecável. 

Sem dúvida alguma posso dizer que esse foi um dos melhores livros que li esse ano.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Oi Ingrid!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, a história deve ser muito bonita mesmo, sem contar que a narração por cartas é bem diferente, ainda mais por serem para pessoas que já morreram... Acho muito linda a capa ♥
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tbm to doido pra ler ... Ia comprando ele .. só que ai preferi comprar Garoto Encontra Garoto ^^
    Me interessei bastante pela história .. mas tenho medo de ficar cansativo .. pelo tema ..
    Mas super quero ler ...
    Bjos adorei a resenha
    ~ Matt the King ~

    ResponderExcluir
  3. Estou louco para ler esse livro. A forma da narração é diferente e a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro. Uma das melhores leituras que fiz esse ano. A Laurel dá raiva as vezes mas não consigo não gostar dela. E o Sky é muito perfeito *-*

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, é meigo e profundo ao mesmo tempo. A leitura consegue ser leve e intensa. A autora é incrível.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é lindo. Amei a história e me surpreendi muito com o final. Sou apaixonada pelo Sky.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, porém, já li muitas críticas positivas sobre ele.
    Estou curioso em relação a história.

    ResponderExcluir