[Resenha] Como treinar seu dragão - Cressida Cowell

00:30

Nome: Como treinar seu dragão
Autor (a): Cressida Cowell
Nº de páginas: 224
Série: Como treinar seu dragão #1

Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.

Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.



Meu primeiro contato com a história foi pelo filme. E para quem me conhece sabe que sempre fico de olho nos créditos para saber se foi baseado em um livro, e adivinhem a minha surpresa quando me deparei com uma série.

O primeiro livro da série, conta a história de Soluço, um garoto viking que está se preparando para um rito de passagem da sua aldeia, onde os jovens passam por algumas provas para mostrar que são verdadeiros vikings, e dessa forma, continuarem a fazer parte da tribo. Os que falham nessas provas, são banidos. E ser banido no lugar onde vivem, é sinônimo de morte.

O livro é diferente do filme em muitos aspectos, mas tem um charme particular que me encantou tanto quanto a adaptação.

Na narrativa, temos um Banguela bebê e manhoso, que não segue ordens. E como esse é um dos testes, digamos que Soluço fica preocupado. Outra diferença entre a adaptação e o livro é que na aldeia do livro, os vikings capturam os dragões ainda filhotes para treiná-los e usá-los em pesca e caça.

Comparações a parte, Soluço é filho do chefe da tribo. Mas, não é o que se espera de um herdeiro. Ele é um garoto franzino e atrapalhado, o tipo de garoto que passa despercebido. Então, ninguém se surpreende quando Soluço captura um dragão simples e pequeno.

E é no momento em que os dragões são capturados que a aventura começa. A narração gira em torno de Soluço tentando treinar dragão e o mesmo não acatando uma ordem sequer.

Um detalhe interessante que deixa a história mais divertida é que Soluço sabe falar com dragões. E isso traz ao leitor diálogos cômicos e cenas em que Banguela é, digamos, malcriado com seu treinador.

A história é simples, ideal para quem está começando a ler, pois tem uma narrativa simples e um enredo carregado de cenas divertidas. Mas, se você, assim como eu, adora uma leitura leve e divertida para passar o tempo, vai adorar essa leitura.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Fiquei um pouco surpresa quando vi como é diferente do filme, mas adoro os dois. O livro e o filme.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, para quem viu o filme primeiro a diferença é enorme, mas ambos são ótimos e meus preferidos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, mas fiquei curioso, já que é diferente do filme

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li
    Mas estou louca para ler essa série

    ResponderExcluir
  5. Amei esse livro, achei muito fofinho
    Quero ler os próximos, mas falta money kkkk

    ResponderExcluir