[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, Srta. Peregrine #1 - Ransom Riggs

00:30

Nome: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor (a): Ransom Riggs
Nº de páginas: 336
Série: Srta. Peregrine #1


Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.




Li o e-book desse livro, mas, pelas fotos que vi no insta a diagramação dele é incrível (preciso comprar!!). Cheio de fotos que vão mexer com a cabeça do leitor ao longo da narrativa. O livro tem uma aura gótica que vai conquistar todos os amantes do gênero. Fiquei curiosa para ler a história quando vi o trailer da adaptação. Como uma aspirante a cineasta e admiradora de Tim Burton, não pude deixar de explorar mais de onde tinha vindo a ideia para o novo filme. Foi assim que descobri esse livro e já fui lendo.

O livro tem uma narrativa sem muitos exageros, o que torna a leitura gostosa e prende a atenção do leitor até a última frase. As fotografias ao longo da narrativa só complementam a história e mexem com a mente do leitor. São imagens antigas e algumas tem um estilo atemporal e/ou assombrado. E eu simplesmente amei!

O livro conta a história de Jacob e sua família, sua família materna é dona de uma rede de lojas, onde o jovem está "trabalhando", isso é uma espécie de ritual, já que um dia ele será dono de parte do império. Mas, Jacob odeia o trabalho e faz de tudo para ser demitido. Todas as suas tentativas são inúteis, pois como possui um status de herdeiro, não pode ser demitido.

O pai de Jacob é um aspirante a escritor. Mas, no final, todas as suas ideias acabam arquivadas/abandonadas. O homem nunca conseguiu concluir sequer um projeto que iniciou. 

De sua família, Jacob é mais apegado ao seu avô, Abraham, um senhor que sempre gostou de contar histórias incríveis ao neto. São inúmeras narrativas de aventuras que viveu no passado, lutando contra monstros ou momentos que passou ao lado de seus amigos peculiares em um orfanato.

Sempre que contava histórias sobre seus amigos do orfanato, o avô de Jacob lhe mostrava uma foto. Eram imagens estranhas e antigas de crianças levitando, ou em situações impossíveis. Tudo isso só despertava a curiosidade do garoto e aumentava seu fascínio pelo avô.

A medida que foi crescendo, Jacob começou a duvidar a veracidade das aventuras narradas pelo avô. Até que um dia, seu pai contou que seu avô viveu um tempo em um orfanato quando estava fugindo da guerra, e depois abandonou o lugar para poder lutar. E, que as histórias fantasiosas que ele narrava, provavelmente eram uma forma de mascarar a verdade cruel do que realmente aconteceu nas batalhas.

A vida do jovem Jacob vira de cabeça para baixo quando seu avô "surta" e diz que os monstros estão de volta e que precisa da chave do seu armário de armas para poder se defender.

Após a morte trágica de seu avô, Jacob começa a ter visões estranhas e seus pais o colocam para ter consultas com um psiquiatra. Com o atestado de choque pós-traumático, seus pais começam a ficar preocupados com a saúde mental da criança. Então, é fácil para Jacon convencê-los a deixar que ele, na companhia de seu pai, viajem para uma ilhazinha do país de Gales em busca de respostas sobre o passado de seu avô.

Mas, será que depois de todo esse tempo, Jacob encontrará alguém que possa confirmar ou negar as histórias narradas pelo seu avô? Será que as crianças das fotos realmente são peculiares ou eram apenas truques de edição e histórias de um senhor com a imaginação fértil?

O livro foi bem trabalho, e a riqueza de detalhes deixa a leitura empolgante e emocionante. O leitor viaja através das páginas e conhece um mundo novo e fascinante. A narrativa flui de maneira fácil e gostosa, é impossível largar o livro.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Muita gente anda falando desse livro, li muitas resenhas positivas e minha curiosidade só aumenta...
    Preciso ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro, é incrível!!
    E estou louca para ver o filme.
    As fotos me assustaram um pouco... kkkk Mas achei a ideia bem legal e o resultado foi um livro perfeito!!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro!
    A diagramação é linda. As fotos são incríveis e a história é fantástica!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ver o filme e ler o livro. Todos falam muito bem desse livro, o que só aumenta a minha curiosidade

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, mas tem tanta gente falando bem dele que a curiosidade só aumenta
    Vou colocar na minha lista de leituras

    ResponderExcluir
  6. Quero ler esse livro por pura curiosidade, não é tema que me agrade, mas quero saber o motivo de tanta falação...

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo está falando desse livro, vou colocar na minha estante de vou ler.

    ResponderExcluir
  8. Li, mas não achei essas coisas todas que todo mundo está falando.
    As imagens são legais e complementam a história, mas esperava mais

    ResponderExcluir