[Resenha] O Elevador Ersatz, Desventuras em Série #6 - Lemony Snicket

18:52

Nome: O elevador ersatz
Autor (a): Lemony Snicket
Nº de páginas: 232
Série: Desventuras em série #6


Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar.  Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno. Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire.


No sexto volume das desventuras dos órfãos Baudelaire, eles vão morar com Jerome e Esmé Squalor. Se você achava que a vida dos Baudelaire ia melhorar um pouco depois do colégio estava muito enganado. A nova vilã espreita nas sombras e acaba se mostrando tão vil e cruel quanto o próprio Conde Olaf.

O Sr. Poe dessa vez leva as crianças de volta a sua cidade natal, na Avenida Sombria 667, e como diz seu nome, é uma rua escura, completamente encoberta por árvores e sem nenhuma iluminação elétrica. Assim que chegam ao seu novo lar, um arranha-céu guardado por um porteiro descrito como o homem que sempre usava luvas, os jovens Baudelaire descobrem que a escuridão está In, enquanto a luz e os elevadores estão Out. Exatamente, todos os moradores do prédio sobem e descem as escadas.

O senhor Por larga os jovens Baudelaire no saguão do prédio e sai para tentar descobrir o paradeiro dos trigêmeos Quagmire. E é subindo os infinitos degraus que mais uma desaventurada fase da vida deles tem início.

Os novos tutores de Klaus,Violet e Sunny são Jerome Squalor, um homem bondoso e gentil que se mostra atencioso com os órfãos. Já Esmé, esposa de Jerome, é a sexta consultora financeira mais importante da cidade. Ela é uma mulher viciada em coisas In, e abomina coisas Out. Sua vida é movida por tudo que está na moda, descartando tudo no momento em que deixam de ser.

Em dado momento os órfãos descobrem que Esmé será responsável por um leilão In. E o leiloeiro é ninguém menos que o Conde Olaf. E os irmãos iniciam uma corrida contra o tempo para desmascarar o vilão e tentar encontrar uma pista de onde estão os seus amigos.

Assim como todos os livros anteriores, esse possui uma narrativa rápida e um enredo leve e sem muitos rodeios. O autor, com sua forma peculiar de narrar, nos apresenta novos personagens e deixa algumas pistas para o leitor sobre o que está para acontecer nos próximos volumes. Adoro a forma como o Snicket narra seus livros. E se você ainda não leu nenhum livro da série, deveria começar o quanto antes.

Indico a todos que leram os outros volumes e estão curiosos quanto ao que vai acontecer com os desafortunados irmãos Baudelaire.

You Might Also Like

0 comentários