[Resenha] O Grimório das Bruxas - Vários autores

08:43

Nome: O Grimório das bruxas
Autor (a): Vários autores
Nº de páginas: 201

Há muito tempo um grimório se perdeu nas eras.
Nele, além de receitas das bruxas, haviam histórias sobre feiticeiras boas e outras, terríveis.
O grimório foi encontrado e agora está ao seu alcance.
Tome muito cuidado, pois ao ler essas histórias, sua mente será visitada por cada criatura mencionada nele.






Ganhei esse livro em um evento literário que fui há um tempo atrás. Achei a premissa dessa antologia interessante, pois nunca tinha lido contos sobre bruxas. 

Mas, infelizmente, meu fascínio pela obra acabou por aí. A capa até seria bonita se o projeto gráfico tivesse sido feito no formato correto.. O resultado final foi uma imagem cheia de explosões de pixels e mal alinhada. As imagens da diagramação são interessantes, mas parecem ter sido jogadas no meio do livro, o que é uma pena, pois seria um diferencial e tanto. A escolha da fonte na diagramação também não foi a ideal, pois não é adequada para um texto, ficaria boa em um título, mas não serve para o corpo do texto em si. E, mais uma vez, encontrei diversas explosões de pixels ao longo das páginas que deixaram o resultado final com aparência suja e desleixada. E como se tudo isso não fosse triste o bastante, também encontrei alguns erros de português. O que só mostra como a editora responsável foi desleixada ao máximo com uma obra que poderia ser muito boa. E para não generalizar e acabar sendo injusta com quem não merece, decidi falar de cada conto individualmente.

O primeiro conto se chama 'A bruxa e os contos de fadas' e foi escrito pela Gabriela Rodrigues. E não é um conto. É mais uma explicação de como surgiram as bruxas e seus mitos. Não preciso nem dizer que fiquem decepcionada, não é? Se a intenção era por uma introdução antes dos contos em si, poderia ter sido mais elaborada e bem escrita.

O segundo conto se chama 'A peste e o Martelo' e foi escrito por Gabriel Casanova. E esse sim é um conto. O conto começa com um monge mandando seu filho para a floresta temendo que ele seja queimado junto com outros pobres, que estão sendo mortos por serem culpados de espalhar a peste pelo reino. Ao descobrir que alguns soldados estão a caminho de um Condado próximo, que aparentemente era o lar da bruxa responsável por levar a Peste para aquela região, ele encontra ali a chance de levar comida para seu filho que está escondido na floresta. O conto gira em torno dessa peregrinação do monge e dos cavaleiros em busca pela bruxa, que pretendem matar com a finalidade de dar um fim a Peste.
O conto em si não é ruim. O autor tem potencial e se continuar se esforçando pode se tornar um bom escritor no futuro. Mas ainda tem um caminho longo a trilhar, pois achei a narrativa um pouco sem nexo e um tanto mal desenvolvida. Mas todo mundo começa em algum lugar, certo?

O terceiro conto se chama 'Matilde' e foi escrito pelo Jonnata Henrique. Esse conto conseguiu ser mais decepcionante que o primeiro (Este pelo menos foi instrutivo). Em 'Matilde' o leitor acompanha uma história curta sobre uma adolescente mimada que coloca os olhos pela primeira vez em um garoto e já se encontra perdidamente apaixonada. O que acontece em seguida é um desenrolar rápido e nem um pouco empolgante ou emocionante, com um final terrível.
O autor terá uma longa caminhada que exigirá muito esforço e dedicação se quiser seguir na carreira de escritor.

O quarto conto se chama 'A vingança de uma bruxa' e foi escrito por Douglas Ferreira. Narra a história de uma bruxa se vingando de todos os responsáveis pela morte de sua irmã, que foi queimada. E no processo, ela acaba sentindo também pela morte de bruxa e bruxo que foi morto pelas mãos de pessoas assustadas demais para sequer tentarem ouvir o que tinham a dizer antes das chamas se espalharem pelos corpos e os gritos ficarem marcados em suas almas.
Eu até que gostei desse. Mesmo em poucas páginas eu consegui me colocar na pela da personagem e sentir o conflito de sentimentos e emoções que ela sentia.

O quinto conto se chama 'Proteja meu filho' e foi escrito por G. A. Zimath. Conta a história de uma bruxa que ao ver seu marido ser morto em um ritual realizado por bruxas que já chamou de amigas e sabendo que seu filho e ela seriam os próximos, faz o necessário para garantir a proteção de seu filho e sua vingança sobre as traidoras.
Também gostei desse conto. Achei diferente e interessante. Fora o fato de nos mostrar como uma mãe não mede esforços para garantir a proteção de um filho.

O sexto conto se chama 'Os bruxos de Alcoa' e foi escrito por Suka P. Narra a história de Eduardo. Um bruxo que foi enviado ao nosso mundo com uma missão: Encontrar uma bruxa e levá-la ao seu mundo antes que seu irmão - que também está em algum lugar do nosso mundo com a mesma missão - o faça. O irmão que voltar primeiro com a bruxa ficará com o trono e reinará em Alcoa.
Mesmo sendo um conto curto eu simplesmente amei a quantidade de informação que a autora colocou em poucas palavras. Esse conto podia facilmente se tornar um livro ou até mesmo uma trilogia. O achei interessante e mais completo que os anteriores. O que me fez respirar fundo e dar mais uma chance para a antologia que estava quase abandonando.

O sétimo conto se chama 'A última curva' e foi escrito por C. David. Narra a história de um casal aparentemente perdido em uma estrada. Não posso falar nada a mais pois seria spoiler...
Mas posso dizer que esse conto é confuso, desnecessariamente longo e a narrativa é muito arrastada e cansativa.

O oitavo conto se chama 'Caça as bruxas' e foi escrito Jéssica  Cardoso de Oliveira. Confesso que não consegui me concentrar na leitura dessa história, pois não consegui me conectar a narrativa. Então, depois de várias tentativas acabei desistindo e passando para o conto seguinte.

O nono conto se chama 'Última conexão' e foi escrito por Marcia Lopes. Mais uma vez confesso que não entendi bem o que se passou nessa história. Mas diferente do conto que citei acima, esse eu não abandonei. Li até o fim. Mas a autora narrou tudo com muita pressa e senti falta de alguns detalhes a mais. Mesmo que poucos. Até a passagens dos anos é citada por alto e sem detalhes o suficiente para que o leitor se situe no tempo dos acontecimentos, o que acaba deixando tudo ainda mais confuso e um tanto sem nexo.

O décimo conto se chama 'As filhas da natureza' e foi escrito por Daniel de Santana Pelotti. Narra a história de um vilarejo que enfrenta uma fase sombria com as mortes violentas de homens, mulheres e até crianças. Devido a natureza violenta dos crimes todos desconfiam que uma bruxa seja a responsável por todo esse horror. Achei a narrativa interessante e gostei da forma como o autor escreve.

O décimo primeiro conto se chama 'A garota da coluna' e foi escrito por Breno Vieira. Narra a história de uma garota criada por uma mãe exigente que sonha em conhecer o mundo além da casa onde mora. Simplesmente adorei esse conto. De longe o mais bem escrito. O autor deu atenção aos detalhes que tanto senti falta nos contos anteriores. A narrativa e o enredo prenderam a minha atenção e mesmo sendo maior que os outros contos foi o que li mais rápido.

O décimo segundo - e último - conto se chama 'Como nascem as estrelas' e foi escrito por Leonardo Geranio. Achei essa narrativa interessante. A história também é boa, mas não consegui encontrar uma forma de resumi-la sem entregar metade do enredo.  Mesmo em poucas páginas o autor conseguiu narrar o ponto de vista de vários personagens.

Achei a capa interessante; Me chamou a atenção, a premissa da antologia também é boa e por ser de autores nacionais minhas expectativas que estavam lá em cima despencaram a toda velocidade e se estatelaram no chão com força. Mas, de coração, desejo muito sucesso a todos os autores, principalmente os que eu mais critiquei. Sei por experiência própria que resenhas críticas ajudam os escritores a reavaliarem seus trabalhos e se empenharem cada vez mais em busca de melhorias. Infelizmente, mesmo com alguns contos bons eu não recomendo essa leitura. A diagramação, como disse acima, está uma bagunça e o excesso de erros gramaticais só pioraram a situação. Mas, essa é apenas a minha opinião, caso eu tenha despertado a sua curiosidade... Boa leitura.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, minha querida Ingrid!
    Quem diria que anos após a publicação desse livro, quando já perdido nas eras, eu encontraria uma resenha dele e ela teria exatamente a mesma opinião que a minha.
    De fato, esse livro aparenta ser lindo e bastante interessante, mas careceu de muitas atenções e cuidados, principalmente do organizador, que não se mostrou muito disposto em nos ouvir e nem possuía um plano de como seria essa antologia, tudo foi sendo discutido e resolvido na hora e, ao mesmo tempo, com "poucos ouvidos".
    Entretanto, o motivo maior que me trouxe a te responder foi ver que meu texto se salvou da sua crítica forte e bastante sincera.
    Que ótimo que tenha gostado desse meu trabalho e te convido a vir conhecer outras obras minhas.

    ResponderExcluir