Os ensinamentos de Dumplin' e o impacto do livro em minha vida

14:17



Olá, moços e moças que acompanham o blog, tudo bem com vocês?
Então, como ainda não temos mais informações sobre a adaptação de Dumplin' para as telonas - e acreditem, eu estou como uma louca atrás de qualquer migalha - eu decidi trazer esse singelo post/desabafo para vocês.

Ainda não conhece Dumplin'? Confere abaixo a ficha técnica ;]

Nome: Dumplin'
Autor (a): Julie Murphy
Nº de páginas: 300
Série: Dumplin' #1

Skoob
Resenha
Post sobre a adaptação para o cinema


Dumplin' não é apenas um livro incrível como dá uma aula de como viver de forma mais plena e feliz. Como? Abaixo eu separei algumas coisas que eu aprendi com esse livro.

Amor Próprio
Antes de mais nada, Dumplin' fala da importância do amor próprio e de como essa prática diária pode fazer a diferença em nossa vida.
Quem já leu o livro sabe como a Will se sentia insegura em relação ao seu corpo. E isso não se aplica apenas a quem se acha acima do peso. Tem muita gente magrinha que se sente desconfortável por não ter coxas grossas ou a bunda grande. Da mesma forma que tem gente que queria ter aquele espacinho entre as coxas... Se você procurar vai encontrar defeitos em si mesmo. É normal. Todos temos defeitos. Sabe aquela atriz ou cantora que você acha perfeita? Com certeza ela tem algum defeito que não consegue se livrar.
Já conheci pessoas que tinham os olhos claros que me contavam o quanto achavam os meus olhos escuros mais bonitos.
Assim como a Will nós temos que aceitar quem somos, como somos. Não precisamos entrar em um concurso de Miss para quebrar padrões e mostrar do que somos capazes, tem formas mais simples de fazer a diferença.
Uma dessas formas é você parar em frente ao espelho e procurar todas as suas qualidades. Seu cabelo é incrível? Você tem covinhas? Seu sorriso é mais bonito por causa daquele dente levemente torto?
Todos nós temos pequenas imperfeições que nos tornam incríveis. E assim como a Will, a partir do momento em que passamos a amar nossas imperfeições nós percebemos que somos capazes de fazer qualquer coisa.
Então, levanta desse sofá, vai até o espelho mais próximo e comece a enumerar todas as suas pequenas imperfeições que te tornam tão perfeita. Vai em busca daquela sensação que a Will sentiu durante o concurso enquanto cantava Jolene da Dolly Parton.

Empoderamento
Sim, mesmo que de uma forma mais sutil, Dumplin' também passa uma mensagem sobre empoderamento. Pois, mesmo sem querer, Will começou toda uma revolução ao entrar no concurso e incentivar outras garotas "fora do padrão" a participarem também.
E essa é uma lição a se levar para a vida: Não deixe que a sociedade diga o que você deve ou ser ou fazer baseado na cultura do photoshop e das pessoas que vivem de aparências.
Eu amei isso no livro, pois veio em um momento perfeito, em que muita gente está propagando a celebração as diferenças. E tem forma melhor de embarcar nessa celebração do que lendo um livro como Dumplin'?
A forma como Will enfrenta seus medos e inseguranças e acaba descobrindo como ela é incrível e maravilhosa do jeitinho que ela é me deixa arrepiada até hoje. Gostaria de ter lido esse livro quando eu era mais nova, e assim como a Will me escondia das oportunidades por medo de não me encaixar. Mas fico feliz por ter lido agora que estou mais velha, pois são lições que levarei nessa nova fase da minha vida.

Coragem
Sim. Por que não? Foi preciso muita coragem da parte de Will preencher aquela inscrição e enfrentar as outras competidoras, seus colegas e, inclusive, de sua mãe. Pois quase todos a sua volta estavam achando que ela e suas amigas seriam motivo de piada.
Mas Will e suas amigas surpreendem a todos ao seguirem firme e forte, desviando de cada pedra que surgiu no caminho até o momento em que elas estão lá, em cima do palco, mostrando como merecem estar ali tanto quanto qualquer outra participante.
E com isso nós devemos aprender a superar nossos limites e lutar com todas as forças por algo que queremos, ignorando todos os comentários negativos, chutando para longe cada pedra que surgir e erguendo a cabeça sempre que algo der errado.

Autoestima e Autodescoberta
Muito do que Will passou ao longo das páginas eu também passei. O medo de ser alvo de piadas, a insegurança e o péssimo hábito e citar mentalmente todos os meus defeitos. E isso é normal. Pois crescemos em uma sociedade que coloca mulheres magras em pedestais e desmerece as que julgam estar acima do peso. O que é ridículo. Pois moramos em um país que se diz multicultural. Um país que tem todo tipo de pessoa certo? Se amamos falar como nosso país é rico em cultura e uma mistura de várias etnias porque não usaríamos esses mesmos argumentos para celebrar todas as formas das brasileiras?
Existem mais mulheres com gordurinhas e celulite do que modelos de passarela.

Will passa por muita coisa, as mais difíceis são as lutas internas, até perceber o quanto ela é incrível e começar a se aceitar. E essa autodescoberta acontece aos poucos, nos pequenos detalhes que ela vai começando a dar mais atenção e nos questionamentos que vão surgindo em sua cabeça.

Se em algum momento da sua vida você se sentiu um pouco perdida e se você, assim como eu tinha, tem a mania de ficar se autocriticando e procurando defeito em si mesma, essa leitura vai te fazer muito bem.

Mas Dumplin' não é apenas um livro que fala sobre tudo que citei acima. É uma leitura divertida e com uma leveza que deve ser natural da autora mesmo. Dumplin' explora muitos tabus pelo ponto de vista de alguém acima do peso. Eu nunca tinha lido um livro que falasse tão abertamente sobre as inseguranças de alguém que se sente fora dos padrões. E em poucas frases eu já me coloquei no lugar da Will e ao longo da história pude entender bem o que ela estava passando. O que só deixou a leitura ainda mais incrível e pessoal.


Julie Murphy tem um jeito único de escrever e transportar o leitor para um mar de sentimentos e autodescoberta ao longo das páginas.

Eu amaria ter lido esse livro quando eu era mais nova. Pois eu era muito insegura e tímida. Sofri bullying por motivos que até hoje desconheço. Já me tranquei no banheiro da escola e chorei pois não aguentava mais e estava me sentindo muito só. Parecia que aquilo nunca ia passar.

Ouvi muita piadinha sobre meu peso. Quando eu era mais nova era um pouco gordinha, mas boa parte da minha adolescência eu fui muito magra. E nos dois casos eu ouvi piadas. O que só mostra que não importa o tamanho da sua calça, sempre vão encontrar defeitos em você.

Se eu tivesse lido Dumplin' na minha adolescência eu teria levantado a cabeça e agido como a rainha da escola (mesmo sem ser) pelo simples fato de me enxergar assim. Eu teria enfrentado algumas situações e evitado outras. Eu teria me olhado no espelho com mais amor. Mas, como só conheci a Will agora, decidi que é assim que vou me sentir pelo resto da minha vida.

Não importa o tamanho da minha calça ou quanto peso. Não importa se estou com celulite ou uma espinha na testa. Não importa se virei a noite lendo e estou com olheiras enormes por causa disso. Pois todo dia quando eu acordo, eu me olho no espelho e enumero todas as minhas qualidades. Descobri adoro não usar maquiagem na maior parte do tempo e ainda me sinto bonita assim. Às vezes fico com preguiça de pentear o cabelo e faço um coque rápido e saio mesmo assim.

Desde que li Dumplin' eu me sinto incrível com uma saia ou com uma calça jeans; com uma blusa de botão ou com uma camisa que comprei da sessão masculina por que lá as estampas são mais legais, mesmo as camisas ficando um pouco folgadas em mim. De salto ou de all star eu sou incrível, pois me sinto assim.

Estou pouco ligando se vão achar estranho meu óculos de coração ou meu cabelo descolorido em tons diferentes. Eu pouco ligando se minhas unhas quase nunca estão pintadas, por preguiça mesmo.

Sinto que Will e eu seríamos melhores amigas se ela existisse...

Com Dumplin' também aprendi que em algum momento alguém vai me amar do jeitinho que eu sou. E até lá eu me amo o suficiente para não me importar com o fato de que não tenho um namorado enquanto quase todos que conheço já estão casados, noivos ou namorando. Sinceramente, um relacionamento está bem longe da minha lista de prioridades.

Will me ensinou a correr atrás do que eu quero e ponto. A me amar como sou e aceitar que são os meus defeitos que me tornam perfeita. Julie Murphy me fez encarar o espelho com outros olhos e pensamentos. Eu me redescobri e me conheci melhor enquanto lia e refletia sobre a história de Will. Não tenho mais medo de mostrar ao mundo quem eu sou e não sinto mais vergonha de assumir minhas manias, meus medos, meus sonhos e tudo que faz de mim quem eu sou.

Esse livro não sai mais do meu lado. Eu já perdi a conta de quantas vezes eu o li e para quantas pessoas já indiquei. Sabe quando você ama tanto um livro que quer que o mundo inteiro o leia? Sou eu com Dumplin'. Se você ainda não leu, leia. Você não vai se arrepender.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Super adorei conhecer seu blog, linda! Espero encontrar muitas resenhas de livros por aqui, assim não erro nas escolhas! Bjs!

    ResponderExcluir