[Resenha] A culpa é das estrelas - John Green

20:34

Nome: A culpa é das estrelas

Título original: The fault in our stars
Editora: Intríseca
Autor (a): John Green
Ano: 2012
Nº de páginas: 288
Avaliação: 

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.















Engraçado, emocionante e perfeito!

  A culpa é das estrelas foi o livro que mais bem escrito que já li na minha vida. A narração é perfeita, a história então... perfeição ainda não é suficiente. Esse livro é muito mais que perfeito. A minha vida agora dividida em antes de ACEDE e depois de ACEDE.

   Hazel Grace é um dos milagres da medicina. Diagnosticada com câncer nos pulmões, essa metástase quase acabou com sua vida. Hazel tem de conviver apenas com uma certeza: ela pode morrer a qualquer momento. Mesmo tomando um rémedio experimental diáriamente, que fez seu tumor diminuir considerávelmente, isso apenas aumenta seus dias de vida, mas não devolve a sua saúde por completo. Ela não tem medo de morrer, e isso fica claro na narração, ela trata a morte de maneira comum, ela fala da sua própria morte como alguém diz que gosta de chocolate. Sua única preocupação é a dor que vai causar em seus pais quando morrer, e a qualquer pessoa que goste dela, ou vá sentir sua falta. 

     A vida de Hazel era uma rotina única e, sinceramente, sem graça, sua vida girava em torno de idas ao grupo de apoio, e a leitura de Uma Aflição Imperial, um livro que conta a história de uma garotinha que também sofria de câncer. Mas o que fazia a Hazel perder o sono era a maneira como o livro terminou sem um final propriamente dito. O autor acaba no meio de uma frase, literalmente. E isso a faz imaginar vários finais possíveis. A vida dela resumisse a isso, até que ela conhece Augustus.

   AugustusWaters, ao contrário de Hazel, quer ter uma morte memorável, quer ser lembrado, quer deixar sua marca no mundo. Seu único medo é ser esquecido. Gus é um sobrevivente do câncer, mas esse câncer deixou sua marca nele...
Adepto de metáforas, ele leva com bom humor todas as consequencias do câncer. Ele é sincero, engraçado, um fofo na verdade (Meu novo marido literário haha').
      
     Você vai gostar do Isaac, e se perguntar o porquê de a vida ter sido tão injusta com ele. Você vai entender o Peter Van Housen, mesmo odiando ele. Pois no final, ele tinha seus motivos para agir daquela maneira. Ninguém merece passar o que ele passou.
  
   O tipo de romance que o Green apresenta aos leitores é diferente dos romances encontrados na maioria das pratileiras do mundo a fora. Ele nos mostra todos os altos e baixos da vida de forma explícita, e não nos poupa das partes ruins. O livro é engraçado e melancólico na mesma proporção, sem deixar a desejar em nenhum desses aspectos.

   

You Might Also Like

8 comentários

  1. Cara eu já amo esse livro mesmo ainda não ter tido oportunidade de lê-lo. Simplesmente por ser John Green rs <3 Mas pelo menos tenho essa perfeição em minha estante e posso ler a qualquer momento e reler quando quiser haha! Mais pra começar uma Maratona de leituras do tio "Verde" eu preciso me preparar Psicologicamente e-e E preciso ter "Quem é Você Alasca ?" antes pra fechar a coleção <333

    É HOJE QUE SAI O RESULTADO DA PROMOÇÃO DE "A Seleção" GYH ? *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, Rapha, sai hoje o resultado, as 20:00!! vou entrar em contato com o vencedor, e depois vou divulgar no facebook!!

      Excluir
    2. Não vejo a hora de ver o resultado, vai que eu tenho sorte e realizo esse sonho uaushuahsuahush #duvido

      Excluir
  2. Ainda não li esse livro, mas já li muitas resenhas positivas, será minha próxima leitura! A sua resenha é ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Amoooo ACEDE!! Amo Gus! chorei muito com esse livro.

    parabéns pela resenha

    ResponderExcluir