[Resenha] Garotas de vidro - Lauren Halse Anderson

16:38

Nome: Garotas de vidro
Título original: Wintergirls
Editora: Novo Conceito
Autor (a): Lauren Halse Andreson
Ano: 2012
Nº de páginas: 272
Avaliação: 


Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 





Intenso...

   ...é a palavra que pode descrever esse livro. Tenho que adimitir que me senti um pouco... mal, lendo ele, não que a história seja ruim, pois não é, mas por causa da intensidade dos sentimentos da personagem principal, e a forma com ele é detalhado. Eu senti tudo que ela sentiu, me vi no lugar dela.
     
    Lia é uma adolescente que tem anorexia. Ela se colocou em um regime onde contar calorias não é o suficiente. Como se não bastasse isso, ela também se corta para expressar seu descontetamento consigo mesma.

    Tudo piora quando ela recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, foi encontrada morta em um quarto de motel. Essa notícia em si, já seria um choque, mas o fato de Cassie ter ligado 33 vezes para Lia antes de morrer, deixa tudo horrível. Muito pior de se superar.

     Com sua melhor amiga morta, e travando uma luta incansável com seu próprio corpo, Lia se vê perdida em um mar de sentimentos que não consegue controlar.

      Garotas de vidro é um livro cheio de mistério e sentimentos conflituosos, mas é uma história muito boa. Por que é boa? Pelo simples fato de mostrar uma realidade que muitos ignoram, ou não entendem. Ele te mostra, detalhadamente, como é a vida de uma garota que sofre de bulimia/anorexia/automutilação e suas consequencias. E a forma como esse dia a dia deprimente é expressado, vai fazer você refletir um pouco. (Ou não).

      Eu indico esse livro, mas vou avisando que não é uma leitura leve e tranquila, e nem todos vão entendê-lo direito. É preciso muita concentração para que você não acabe se perdendo na história, já que em alguns momentos, a narrativa é interrompida e é mostrado alguns acontecimentos passados. Boa leitura :)

You Might Also Like

7 comentários

  1. Adorei a resenha, ela me deixou muito interessada em ler este livro. Nunca tinha ouvido falar dele antes, mas parece ser muito bom. Já entrou pra minha lista de metas no skoob.

    Parabéns pela ótima resenha.
    http://maio97.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava curiosa para ler este livro, porque uma amiga minha vive falando dele. E agora estou mais ainda ><

    Parabéns ;*

    Ingrid, queria lhe pedir pra dar uma olhadinha na nova resenha que fiz no meu blog (sim eu mudei a url dele e.e) http://alem-da-metamorfose.blogspot.com.br/2013/10/livro-sangue-quente-resenha_4.html

    Até mais, bjs ;*

    sz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaaaa \O/ sdd mulher.. kkkk

      Leia esse livro, ele é muito bom, mesmo!! vale a pena ler :))

      Excluir
    2. Eu também to com saudades de ti moça, nós deveríamos trocar mais e-mails rs u.u
      Hey eu fiz duas novas resenhas, sobre o livro Sangue Quente e esta aqui que foi a ultima http://alem-da-metamorfose.blogspot.com.br/2013/10/o-diario-de-carson-phillips-resenha.html
      dá uma conferida e comentada quando der ? <3
      Bjs

      Excluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas pelaa sua resenha ele parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  4. eu já tinha visto esse livro, mas ache que ele era chato... Agora que li sua resenha, vou lê-lo :3

    ResponderExcluir