[Resenha] A menina que não sabia ler - John Harding

01:30

Nome: A menina que não sabia ler
Título original: Florence and Giles
Autor (a): John Harding
Editora: Leya
Nº de páginas: 282
Avaliação: 

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?











Um livro que realmente prendeu minha atenção do começo ao fim

   Não se enganem com o fato da história se passar em 1891, A menina que não sabia ler é o tipo de livro que faz o leitor levantar várias questões a respeito da história ao longo dos capítulos. Em todo enrrendo você se pergunta se Florence está louca, se aquilo realmente está acontecendo, ou se ela tem muita imaginação. 

   Eu pensei que esse livro seria mais um em minha estante, e no final acabou se tornando um dos livros que mais indiquei. A história surpreende o leitor por ser um suspense protagonizado por uma menina (e digo menina por que ela não tem nem catorze anos). Durante toda essa leitura eu me perguntava o que ia acontecer e se o que estava acontecendo era verdade ou só coisa da mente fértil de Florence. 

   Por ser criada em uma época... diferente, Florence não teve um tutor para lhe ensinar a ler e escrever, de acordo com seu tio, esse era um privilégio exclusivo dos homens, e a única obrigação dela era aprender a costurar e fazer "coisas de mulheres". 

   O drama todo começa quando seu irmãozinho Giles começa a ter aulas com a nova tutora dele, a Srta. Taylor. Uma mulher misteriosa que segundo Florence, está planejando sequestrar Giles. Ao longo da narração, por muitas vezes achei o final estava muito óbvio, mas no fim das contas, aconteceu exatamente o que eu menos esperava.

   Todo o livro é um suspense psicológico que prende comletamente atenção do leitor e o faz tentar desvendar todos os mistérios antes de serem revelados, e quando revelados, se mostram exatamente o contrario do que parecia ser. É confuso, eu sei, só lendo para entender. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adoro esse livro! E cheio de mistério e te faz pensar se Flor está precisando de um hospício ou se tudo é realmente real, acaba te deixando meio louco tbm hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei . parece ser muito bom esse livro :)

    ResponderExcluir