[Resenha] Se arrependimento matasse - Alma Cervantes

06:59

Nome: Se arrependimento matasse
Autor (a): Alma Cervantes
Nº de páginas: 246

Cedido em parceria com o autor

Alex, Alice e Rebecca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo.
Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hópedes.

Tensão. A revelação de um detetive. Um desfecho surpreendente.






Não há outra palavra para definir esta história que não seja: Fantástica. O clima tenso que envolve a trama é simplesmente incrível. Os acontecimentos acontecem de uma forma que aparenta ser aleatória mas no final se provam com um propósito.

"Um breve momento de descuido poderia pôr fim a sua vida."

   Os três amigos Alex, Rebecca e Alice não se viam desde o tempo do colégio. Então Alex decide aproveitar uma viagem que faria para se encontrar com seus pais e um negociante para tratar de assuntos do hotel, ele convida seus amigos para tornar a experiência menos chata.

   Após um jantar tranquilo e cheio de conversas agradáveis, o trio faz um convite aos poucos hóspedes presentes para um jogo de cartas. Todos se divertem, conversam e após algumas partidas vão para seus respectivos quartos. Enquanto estão se preparando para dormir, uma queda de luz os pega de surpresa e assim que a luz volta eles são surpreendidos pelas batidas desesperadas do pai de Alex, Charles, à porta.

   Quando descem ao saguão do hotel descobrem que o cozinheiro, que até então não tinha interagido com ninguém e apenas preparara o jantar, foi morto. Esse acontecimento desencadeia uma série de outros acontecimentos que levam todos a beira da insanidade. Em dado momento não conseguem mais se controlar e começam a desconfiar de todos a sua volta. 

"São poucos aqueles capazes de discernir a verdade tão minuciosamente em meio a tantas incertezas e sugestões."

   Em meio a todo esse alvoroço, Frederica, uma mulher jovem e de personalidade forte, começa a interrogar todos os presentes, e logo após começa a investigar mais afundo os presentes. Analisando suas personalidades e a maneira como estão agindo. Obviamente, uma atitude dessas é tomada como suspeita por muitos dos presentes no local. Mas em uma situação tão desesperadora com esta se torna impossível pensar com clareza ou ter certeza de alguma coisa.

" "Certeza" é uma palavra fortemente subestimada. Seu significado é o absoluto. É utilizada com imensa banalidade, quando logicamente esta deveria ser uma das palavras mais raras e de difícil utilização."
   A narração é feita por etapas, ao longo do livro é possível saber o que cada um dos personagens está sentindo e pensando, o que dificulta o leitor de "adivinhar" quem é o assassino. E isso é ótimo por que sendo assim, a revelação se torna ainda mais surpreendente. E esse livro em particular me surpreendeu até demais.

   O autor soube trabalhar a obra detalhadamente. Ele a explorou ao máximo e criou um desfecho completamente contrário a todas as minhas suposições. O enredo é envolvente e empolgante. O clima de mistério prende a atenção do leitor ao máximo e o instiga a níveis surpreendentes.


"Cuidado com as palavras que usa. Elas podem incluir mais significados do que pensa"

   O desfecho final da trama foi surpreendente e inesperado para mim. O livro é simplesmente fantástico, passei a noite e a madrugada lendo por que simplesmente não conseguiria dormir sem saber o final. A forma como Alma Cervantes criou um cenário perfeito, com acontecimentos inesperados e personagens envolventes resultou em um dos melhores livros que li esse ano. 

   Fãs de Agatha Cristie vão amar. E o mesmo pode ser dito para os fãs de suspense. 


"Mudanças, por mais estudadas e planejadas que sejam, desencadeiam outras mudanças, estas inesperadas; é inevitável."
"Para um buscador de verdade, levar um comentário a sério é algo demasiado ridículo. No entanto há, na intuição, a possibilidade de haver alguma verdade, seja ela por coincidência ou não. Levando isso em conta, algo proveitoso a se fazer é apenas ouvir." 


Avaliação: 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nossa, adorei essa história *.* é incrível quando o autor consegue nos envolver dessa forma.
    Bjs
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais incrível é quando o livro te deixa de boca aberta (literalmente) quando os acontecimentos vão se desenrolando. Como foi o meu caso com Se arrependimento matasse.

      Excluir