[Resenha] Guia de sobrevivência, As crônicas dos Kane #Extra - Rick Riordan

11:11

Nome: Guia de sobreviência
Autor (a): Rick Riordan
Nº de páginas: 144

Série: As Crônicas dos Kane #Extra

Um guia repleto de tudo o que os fãs de As Crônicas dos Kane queriam saber, mas não tinham a quem perguntar. Nessa bela edição em capa dura, eles vão poder conhecer melhor as personagens da série, os deuses, as criaturas mitológicas e todos os lugares mundo afora que Rick Riordan menciona nas aventuras de Carter e Sadie. Colorido, com fotos e ilustrações, o Guia de Sobrevivência mostra ainda como decifrar mensagens secretas, ler corretamente os hieróglifos e recitar encantamentos ancestrais — ferramentas fundamentais para qualquer mago moderno.São informações e extras suficientes para saciar tanto os mais ávidos leitores da série quanto os pequenos egiptólogos mais exigentes.












Adoro livros extras e, graças aos deuses, o tio Rick gosta de presentear os leitores com esses pequenos exemplares que abrangem ainda mais o assunto que é tratado nos livros, e revela alguns detalhes que não estão nos livros. O Guia de sobrevivência é mais um livro extra que eu leio do autor, e mais uma vez fiquei impressionada com a riqueza de detalhes que um exemplar de 144 páginas pode possuir.

Esse livro é basicamente uma aula de história sobre mitologia egípcia. Mas sem as partes chatas que infelizmente somos apresentados no colégio. Assim como no Guia definitivo de Percy Jackson e os Olimpianos, o guia de sobrevivência é dividido em seções, e cada uma delas fala de um assunto específico.

A história até aqui conta um breve resumo sobre os livros da série: A pirâmide vermelha, O trono de fogo e A sombra da serpente. 

A seção um - Apresentando os Kane fala um pouco sobre cada membro da família Kane, Carter,Sadie, Julius, Ruby, Amós, vovô e vovó Faust e até Muffin, a gata de Sadie.

Entrevista com Sadie Kane quem já leu pelo menos A pirâmide vermelha sabe que Sadie é engraçada e nessa entrevista os leitores se deparam com a mesma garota que narra os livros. 

Seção dois - deuses e deusas sem dúvida alguma foi uma das que eu mais gostei. Ela fala sobre a criação do Egito, a história de Rá e Sekhmet, sobre como Isís descobriu o nome secreto de Rá, e ainda possui uma árvore genealógica dos deuses egípcios.

Antigos deuses egípcios como o nome já diz, fala um pouco sobre alguns deuses egípcios, como: Shu, Tefnut, Nut, Geb, Osíris, Isís, Hórus, Sekhmet, Set, Néftis, Anúbis, Bastet, Bes, Khonsu e Tot.

A história dos dias do demônio explica como Nut conseguiu esses cinco dias a mais no calendário para poder dar a luz aos seus filhos sem burlar a proibição de Rá, que era que Nut não poderia ter nenhum de seus filhos em nenhum dos trezentos e sessenta dias do calendário egípcio.

Seção três - divindades sombrias e seres bestiais fala sobre Apófis, o deus do Caos, Serket, a deusa escorpião, Sobek, o deus crocodilo, os demônios canivete, os serpopardos, o animal Set, a Esfinge e o Grifo.

Seção quatro - Hieróglifos, símbolos e comandos possui os hieróglifos que correspondem as letras do nosso alfabeto (achei legal ver como meu nome fica escrito em hieróglifos). Também possui um breve resumo da história de alguns símbolos que aparecem muito na história, tais como o olho uedjat (olho de Hórus), o tyet (o nó de Isís), o ankh, que é o símbolo da vida. Também fala sobre o ba e o uraeus.

Feitiços falados e desenhados mostra os principais feitiços usados pelos personagens, e também dá uma "aula" de como você pode criar seu próprio feitiço.

Seção cinco - Explorando a Casa da Vida nesta seção o leitor vai encontrar um resumo da história da Casa da Vida, jornada pela Casa da Vida, Salão das eras, vai conhecer também um pouco sobre o Sacerdote-Leitor-Chefe Iskandar, Michel Desjardins, Zia Rashid e Vladimir Menshikov.

Egito Antigo uma breve história sobre o Egito Antigos, com alguns detalhes interessantes.

Seção seis - Bem - Vindos ao Vigésimo Primeiro Nomo um shabti irá guiar o leitor durante um tour na Casa do Brooklyn.

Seção sete - Os aprendizes de mago de Carter e Sadie aqui você vai conhecer um pouco sobre Walt Stone e Jaz. E também possui as especialidades mágicas (se você se identificar com alguma delas, vocês ser um mago!) Ainda explicar melhor como é o Caminho dos deuses.

Seção oito - Guia para lugares mágicos fala sobre os locais mágicos que estão espalhados pelo mundo. Os principais são: A Agulha de Londres, a Agulha de Nova York e a Agulha de Paris. Também explica sobre os museus que aparecem nos livros e o local onde estava a pirâmide vermelha.

Seção nove - Artefatos de poder fala sobre o Livro de Rá, O livro para derrotar Apófis, também fala sobre o sangue dos faraós, o livro dos mortos e algumas armas como o Khopesh que Carter usa, o cajado, as varinhas, caixa de magia, gancho e mangual, sobre os shabti, a pena da verdade e os períodos mágicos que são o equinócio e o soltício.

Seção dez - Viajando com os Kane fala sobre os portais mágicos e suas utilidades, jornadas no barco mágico, o barco do faraó.

O livro é melhor que qualquer aula sobre mitologia egípcia que eu já tive na minha vida. É cheio de fotos e citações dos livros. Não possui spoiler da série, e ainda esclarece algumas dúvidas sobre acontecimentos que são citados na narrativa.

“O mundo mudara. O deus sol retornara. Apófis estava livre da prisão e, embora tivesse sido banido para alguma parte profunda do abismo, logo estaria preparando sua volta. A guerra se aproximava. Tínhamos muito trabalho pela frente.” – Sadie.

Avaliação: 

You Might Also Like

0 comentários