[Resenha] Memórias de um vendedor de mulheres - Giorgio Faletti

10:16

Nome: Memórias de um vendedor de mulheres
Autor (a): Giorgio Faletti
Nº de páginas: 288



1978. Enquanto a Itália vive os dramáticos dias do sequestro do seu ex-primeiro-ministro Aldo Moro, Milão, esgotada pelos confrontos políticos e ameaçada pela criminalidade, prepara-se para se entregar aos prazeres excessivos dos anos 1980. Para a rica sociedade milanesa, que passa os verões em Santa Margherita e Paraggi, as diversões se tornam cada vez mais extremas, em um clima de fim de império. É nesse ambiente que são conduzidos os negócios de um homem enigmático e fascinante, vítima de uma mutilação causada por sua insolência. Todos o conhecem como Bravo. Ele trabalha com mulheres. Vendendo-as. Sua existência é uma longa noite em claro partilhada com desesperados. O único ser humano com quem parece ter uma relação normal é Lúcio, seu vizinho cego. Em comum, eles têm a paixão pelos criptogramas. O surgimento repentino de uma garota, Carla, torna a despertar em Bravo sensações que ele acreditava adormecidas para sempre. Na verdade, este é o início de um pesadelo que o transformará em um homem procurado pela polícia, pelo serviço secreto, pelo crime organizado e pelos militantes das Brigadas Vermelhas. Para se salvar, ele poderá contar apenas consigo mesmo. O mundo real exige sua presença e o põe diante da violência do seu tempo. Trata-se de algo tão sinistro que faz seus tráficos torpes parecerem puros como água cristalina.




Um livro que instiga o leitor até a última página, prendendo a atenção de uma forma que só os melhores livros conseguem. Memórias de um vendedor de mulheres conta a história de Bravo, que nada mais é que um cafetão que tem sua vida transformada de uma forma que o muda completamente.

A história se passa em Milão em 1978. E o leitor é apresentado à um mundo completamente novo, misterioso e perigoso. Bravo é um homem de "negócios". Ele é o responsável pelo "entretenimento" de muitos homens poderosos que não querem que certas atividades extracurriculares se tornem públicas, então encontraram em Bravo a discrição que tanto desejam e as garotas mais bonitas.

Porém, ao conhecer Carla, uma jovem bela e encantadora, Bravo, que foi castrado alguns anos atrás como uma forma de vingança por algo errado que havia feito, começa a sentir pela jovem sentimentos que ele pensou terem lhe abandonado.

A história flui de uma forma tão intensa que é quase impossível largar o livro. A narração é impecável e cheia de acontecimentos que se escondem nas entrelinhas. Ao final, uma reviravolta de deixar o leitor de queixo caído. Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, mas vou procurar outros com certeza. Indico esse livro a todos que estão querendo agitar um pouco a leitura, e para todos que são fãs de um livro cheio de mistérios. Mas para todos que vão ler, um conselho: Nada é o que parece ser.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Fiquei bem interessada pelo livro ter muitos mistérios e ser imprevisível, gosto muito quando é assim.
    Ótima resenha! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dilza,
      O livro é muito bom, não colocava muita fé nele e ele acabou me surpreendendo bastante.

      Excluir