Livro digital versus Livro físico

05:48


Olá corujinhas,
Vocês já devem ter reparado que andei comentando sobre o meu livro que será publicado esse ano. Então, é baseado nessa minha luta para colocar meu livro em muitas prateleiras que decidi fazer esse post.

Eu não gostava muito de livros digitais pois, na minha opinião, eles não eram exatamente livros. Deixa eu explicar direito, para mim, os livros físicos são perfeitos. O cheirinho deles quando a gente vai comprar na livraria, passar as páginas, acordar de manhã e ver aquela estante cheeeeeeeia de aventuras, romances e velhos e novos amigos.

Porém, minha opinião mudou quando comecei a procurar editoras para publicar meu livro. Eu tinha noção que era fácil, nem barato entrar no meio literário como autora. Mas não sabia que era tanto. Os valores que algumas editoras cobram são um roubo. Uma em particular me cobrou quase quinze mil reais e me deu um prazo de uma semana para conseguir esse dinheiro. Se eu tivesse quinze mil dando sopa não estaria com a estante tão "vazia" e com certeza não precisaria de cofrinho para comprar minha câmera. Enquanto o custo de um livro digital é muitíssimo menor.

Então, sim, estou dando mais valor aos livros digitais por que ao que tudo indica esse será o formato do meu primeiro filho. Já li alguns livros digitais e aprendi bastante sobre como eles são feitos. Boa parte da versão digital do meu, eu mesma que fiz, graças a minha bagagem de cursos, a capa está nas mãos do meu talentosíssimo tio.

Foi um tapa na cara descobrir isso. Já critiquei muitos autores por só lançarem o livro em formato digital, e cá estou eu, prestes a fazer a mesma coisa. Tenho planos de publicar um livro físico sim, quero meu filho na minha estante. Mas, a porta que vou usar para chegar ao mundo literário como autora é cheia de pixels.

Outra vantagem de uma publicação digital vai ser na hora das parcerias. Enquanto que, com o lançamento do livro físico eu teria que cobrar um preço relativamente alto, com o digital posso simplesmente enviar um pdf para o e mail do blogueiro.

Caso vocês tenham alguma dúvida em relação aos livros digitais perguntem aí nos comentários que eu faço outro post sobre isso. E assim que tudo estiver resolvido, começarei as divulgações do meu livro e farei um post com mais detalhes sobre ele. Tirinha para descontrair :]

You Might Also Like

10 comentários

  1. Nenhum e-reader me convence, o sentimento de ler, o cheirinho de um livro novo, nada disso é substituível!

    ResponderExcluir
  2. Leio tanto o digital quanto o físico, mas o cheirinho do livro novo é tão bom que sempre penso 183789217398721 vezes antes de comprar o digital ao invés do físico

    ResponderExcluir
  3. Prefiro os livros digitais. Até gosto do cheirinho de livro novo, mas o custo é bem mais baixo e leio mais rápido no tablet.

    ResponderExcluir
  4. Leio os dois sem o menor problema, não tenho uma preferencia. Gosto de ler e ponto.

    ResponderExcluir
  5. Interessante.
    Eu também dava mais valor aos livros físicos, mas depois que li seu texto....
    Vou começar a ver os livros digitais com outros olhos.

    ResponderExcluir
  6. Sou um dos poucos que só lê livro digital.
    Não só pelo custo, como pelo espaço. Tenho vááááários livros no meu ipad.
    Sem peso, sem poeira...

    ResponderExcluir
  7. Detesto livro digital. É desconfortável, cansa a vista...
    Ser mais barato é a única vantagem.

    ResponderExcluir
  8. Ah, mano, livro físico é muito melhor. O cheirinho de livro novo é como maconha, vicia. Mas o livro não acaba com sua vida, pelo contrário, te dá conhecimento!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seu texto, mas mesmo assim não consigo gostar de leitura digital.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que cliquei para ler seu texto certa de que seria convencida a aderir à leitura digital, mera ingenuidade.
    Acredito que um dia ainda me adaptarei a esse novo método, mas não ainda. O prazer de olhar para minha estante, vê-los alinhados da forma que eu desejar, abri-los e folheá-los não consegue me abandonar.

    Boa sorte com a sua publicação!

    ResponderExcluir