[Resenha] Eu me chamo Antônio - Pedro Gabriel

07:54

Nome: Eu me chamo Antônio
Autor (a): Pedro Gabriel
Nº de páginas: 192


Eu Me Chamo Antônio - Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.





Mais um livro que li no ônibus. Eu me chamo Antônio é um livro que classifico como "pensamentos". Um conjunto de frases aleatórias que se encaixam perfeitamente em minha vida aleatória. Esse livrinho me fez pensar e refletir sobre coisas que aconteceram, estão acontecendo e que eu gostaria que acontecessem. 

Pedro Gabriel é um escritor incrível, e não precisou de um longo romance rico em detalhes ou vender milhões de exemplares no mundo para provar isso. Ele simplesmente sentou para beber, pegou um guardanapo e criou algo fantástico. "Reaja no que houver" "As coisas não mudam por dois motivos: Ou é medo ou é tarde" "É amar ou largar"... Perdi a conta de quantas vezes li esse livro. 

Os pensamentos de personagem que despeja seus comentários sobre a vida e como ela é vivida, com alegria, tristeza, amor, perdas, etc, é algo novo no mercado literário. Cite um livro que você leu que seja no estilo desse. Eu não consigo pensar em nenhum. Pedro Gabriel chegou inovando e filosofando de uma forma singular e impecável. 

Ao da narração vemos um romance nascer, se desenvolver, acabar, a aceitação da perda, o recomeço e a superação. Uma história de amor passageira que é narrada de uma forma diferente, mas que ainda carrega o encantamento que muito romance de 500 páginas não possui. Vi muitas histórias de amor, minhas, serem citadas nas páginas desse livrinho que cabe no bolso do meu casaco. Me vi sofrendo e superando, mas também vi lembranças de quando me apaixonava. 

Se gostei do livro? Amei! E indico aos leitores que andam de ônibus e metrô, é uma ótima leitura para esses momentos entediantes do dia a dia. Você vai se enxergar nas páginas, tenho certeza. Quem nunca passou por uma desilusão amorosa que atire o coração sem cicatrizes.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Sempre achei super curioso como o Pedro lida com seus textos. Esse livro é muito lindo *-*.
    Abraços :).
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro. Pedro Gabriel misturou doses de poesia na medida certa. O livro é perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não sai da minha cabeceira. Ele é muito perfeito. Pedro Gabriel é um dos meus autores preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, acredita?
    Ele está na minha wishlist deste ano.

    ResponderExcluir
  5. Amooooo esse livro. O Pedro é muito perfeito. Conheci ele no lançamento de Segundo eu me chamo Antonio e ele é muito fofinho *-*

    ResponderExcluir
  6. O livro é muito bom.
    O autor conseguiu transferir muitos sentimentos em poucas frases, o resultado foi um livro perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse livro e ganhei ele pouco depois de terminar um relacionamento. Digamos que as frases contidas nele me ajudaram muito. Me identifiquei bastante com a história por trás dos rabiscos.
    Um dos meus livros preferidos, com toda certeza

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito perfeito. Meu livro nacional preferido.

    ResponderExcluir
  9. O segundo livro é ainda melhor que esse. Você vai adorar!
    Adoro as frases dele, com poucas palavras ele faz muita poesia.

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro, é muito legal.
    Pura poesia através de frases aleatórias que juntas formaram uma história com início, meio, fim e recomeço.

    ResponderExcluir