10 Benefícios da leitura

08:16


1 – Exercício Mental
Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, diz pesquisa. Manter o cérebro ativo e trabalhando previne a perda de força, pois o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo e requer exercícios para manter-se forte e saudável. Jogos e caça-palavras, por exemplo, são outros ótimos exercícios mentais.

2 – Diminui o Stress
Apesar de todos os problemas que você tenha, no trabalho, em relacionamento, na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso simplesmente parece mais distante. Um bom livro pode te levar para outros mundos, enquanto suas leituras diárias te deixam no mundo real, como uma notícia, por exemplo. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco.

3 – Conhecimento
Tudo que você lê é absorvido como conhecimento, algo que você não sabia, e você nunca sabe quando isso pode te ajudar algum dia. E como dizem não é: Conhecimento é poder! E uma coisa é certa, você pode perder tudo, trabalho, bens, dinheiro, até sua saúde, mas conhecimento, isso ninguém pode tirar de você.

4 – Expande seu vocabulário
Quanto mais você ler, mais estará em contato com novas palavras, e inevitavelmente você vai agregar essas palavras ao seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento, e saber que você pode falar bem em todos os lugares vai fazer muito bem para sua autoestima.

5 – Boa memória
Quando você está lendo um livro, você quer saber sobre as personagens, sua história, nomes, características, e também saber os arcos da história que você está lendo, para conseguir ler o livro até o final, e o seu cérebro é ferramenta certa para lembrar-se das coisas facilmente.

6 – Melhora seu pensamento crítico
Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar esse mistério antes de terminar o livro? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. E você também pode conseguir falar sobre os livros, saber se foi bem escrito, se as personagens estão bem desenvolvidas ou mesmo se cronologia da história está correta. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente.

7 – Ter uma melhor concentração
No mundo de hoje se tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo (trabalhar, ver o e-mail, conversar no chat, ver o celular, direcionar sua atenção para várias direções) e isso aumenta o estresse e diminui a produtividade. Já quando se está lendo, você está envolvido e prestando atenção apenas na história, o hábito de ler melhora e muito sua concentração.

8 – Escrever melhor
Isso vai junto com a expansão do vocabulário, sendo exposto às palavras, você fica melhor com elas, conseguindo escrever mais e melhor. É como músicos influenciam outros músicos, artistas influenciam outros artistas, você melhora sua escrita influenciado por outros escritores.

9 – Tranquilidade
Além de relaxar, você fica em paz e tranquilo enquanto lê, como livros de autoajuda influenciam o humor de algumas pessoas.

10 – Diversão grátis
Você não precisa comprar livros, em toda cidade tem uma biblioteca, vai lá e pegue um livro e leia, se não quer ir a uma biblioteca e também não quer gastar muito com livros, vá a um sebo, são melhores e os livros já vêm com um pouco da história do dono anterior, ou mesmo tem hoje em dia, graças à internet e tecnologia, e-books ou livros digitais que são boas alternativas também.
E leia o quer que seja, pois há no mundo histórias para todos os gostos e com certeza tem alguma história, em algum lugar, que vai alimentar sua curiosidade. Você pode viver muitas vidas, conhecer vários lugares, sentado no sofá da sua casa.

Fonte: Santo Criativo

You Might Also Like

11 comentários

  1. Oi!
    Gostei bastante do post, é uma pena que a leitura só me ajude com a memoria sobre livros, de resto continuo péssima em lembrar de pessoas, lugares e fórmulas :p
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "diversão gratís" hahaha adorei a definição
    ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid, adorei o post!
    É sempre bom, alertar os recém-leitores, sobre os benefícios que a leitura trás. A correria do dia-dia acaba nos deixando a merce de uma boa história. Muito bom mesmo o assunto levantado o/
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem!
    Não tem maneira melhor de sentir prazer e ter tantos benefícios assim.
    Acho que o benefício 6 é o que eu mais gosto, haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post!!!
    Bem interessante e divertido.
    Acho os benefícios 3 e 10 mais legais e a mais pura verdade!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o 3 e o 4, boa memória... não me ajuda muito, ainda sou muuito esquecida kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Adorei a postagem.
    Minha memória não é muito boa... mas concordo com os outros. Principalmente a diversão de graça!

    ResponderExcluir
  8. Postagem interessante.
    "Diversão grátis" só com pdf... pois livro tá caro, filha kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. 8 é o mais importante. Nunca conheci um leitor que escreve errado.
    A imaginação também aumenta.
    "diversão grátis só com pdf" kkkkkkkkk adorei

    ResponderExcluir
  10. MEU DEUS QUE COISA FOFINHA vontade de mostrar a todo mundo essa belezura!

    ResponderExcluir