Curiosidades Literárias #3

07:21



Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, após um desentendimento com um professor de português, que alegou "insubordinação mental".

Jorge Amado teve seus livros publicados em 52 países e traduzido para 48 idiomas. Em uma ocasião, o escritor somente autorizaria a adaptação de seu romance "Gabriela" para a televisão, desde que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. Quando foi indagado pelo motivo, o escritor respondeu: "O motivo é simples: nós somos amantes". (até então, eles nem se conheciam).

Até o século XI, as pessoas escreviam a mão livre, usando penas de animais e tintas vegetais.

Clarice Lispector tinha uma personalidade extremamente objetiva. Costumava dizer que escrevia simples, sem enfeitar. Também era comum sair de jantares, antes da comida ser servida.

Cecília Meireles tinha um grande desejo de conhecer Fernando Pessoa, de quem havia se tornado admiradora. Em uma de suas viagens a Portugal, conseguiu marcar um encontro com o poeta no café "A brasileira", ao meio dia. Cecília esperou em vão por duas horas. Quando retornou ao hotel, recebeu um livro autografado e a explicação: Fernando Pessoa tinha lido seu Horóscopo e aquele não era um bom dia para o encontro.

O antropólogo Lévi-Strauss costumava ter ciúmes de Mário de Andrade, que era muito amigo de sua mulher, Dina. Só depois da morte do poeta, se descobriu que ele era homossexual. 

 Fernando Pessoa levava seus heterônimos a sério. Em uma ocasião ele compareceu bastante atrasado a um encontro com José Régio, escritor português, declarando ser Álvaro de Campos e que Pessoa não pôde ir ao encontro.

23 de abril, dia de São Jorge, é comemorado o dia mundial do Livro, por iniciativa da UNESCO. A data foi escolhida em razão de uma tradição Catalã, onde os cavaleiros oferecem uma rosa vermelha de São Jorge às suas damas, e recebem um livro delas.

José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue, de 59 anos, deixou a medicina para se dedicar à carreira de escritor, e já publicou mais de mil livros, tornando-se recordista mundial. O autor escreve histórias policiais, românticas e de ficção. A altíssima produtividade não visava figurar no Guiness Book, mas somente garantir seu sustento, considerando as baixas quantias que recebia, ele precisava escrever muito. Ryoki chegou a dominar 95% do mercado de pocket books no Brasil.

Barbara Cartland é outra recordista. Ela escreveu mais de 700 romances, que venderam um bilhão de cópias. Barbara escrevia um livro a cada duas semanas.

Onze minutos, de Paulo Coelho  foi o livro mais vendido mundo em 2003.

Fonte: Revista Literaria

You Might Also Like

3 comentários

  1. Péssimo exemplo Drummond.... kkkkk
    Gostei desse modelo de postagem. É bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. O que eu achei mais interessante foi o do dia do livro... Não sabia.

    ResponderExcluir
  3. Gente, muitos #baphos literários! hahaha
    Gostei, obrigada por nos fazer conhecer um pouco mais dessas figuras importantes! Algumas coisas já sabia pela minha professora de literatura do ensino médio, haha, mas outras foram surpresas bem interessantes :D

    bjoss

    casteloanimado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir