[Resenha] O leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, As crônicas de Nárnia #2 - C. S. Lewis

00:30

Nome: O leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Autor (a): C. S. Lewis
Nº de páginas: 180
Série: As crônicas de Nárnia #2

"Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.













O segundo livro, em ordem cronológica, e mais conhecido da série é sem dúvida o livro que li mais rápido na vida. Exatas duas horas. A escrita de Lewis é rápida e simples, com os detalhes necessários, mas sem se tornar muito cansativa. A narrativa é leve e divertida e é impossível largar.

O livro começa com Lewis nos apresentando aos personagens principais dessa história. Os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Eles estão fugindo dos bombardeios em Londres durante a 2º Guerra Mundial.  Ao ler o livro fiquei impressionada com o quão fiel o filme é. Conheci Nárnia quando era pequena e sempre fui fascinada pelo reino escondido no Guarda-roupa. E ao ler o livro, lembrei do encanto e fascinação que senti ao assistir o filme pela primeira vez.

Se eu soubesse dos livro lá em 2005 quando vi o filme, teria implorado a minha mãe por essa série tempos atrás, mas infelizmente eu não fazia ideia de que o filme era baseado em um livro (aprendi a ler em 2002, então, é se na época eu soubesse, teria devorado a série em mais ou menos uma semana).

O livro é bem semelhante ao filme, então, se ainda não leu, não espere muitas surpresas. Aslam está majestoso como sempre, e ao contrário de O sobrinho do mago, que ele não aparece, neste ele é um personagem bem presente.

A feiticeira branca é descrita como uma mulher fria e impiedosa. Pedro e Susana assumem o papel de pais dos caçulas, dadas as circunstâncias, porém, se encontram tão encantados quanto os pequenos em relação a Nárnia. Edmundo é um dos personagens que menos gosto, e assim como no filme, é aquele menino que não aceita a condição de caçula e quer provar que é tão maduro quanto Pedro, o que só faz com que ele tome decisões impulsivas e impensadas.

O que mais gostei no livro é a descrição de Aslam ao longo da história. Em todos os momentos em que o personagem se faz presente, Lewis faz questão de descrever como todos se sentem diante dele. Alguns felizes e tranquilos, porém, temerosos, e outros intimidados e assustados.

O livro é incrível. Principalmente se você está procurando um refúgio de leituras mais pesadas. Ou, se assim como eu, está incentivando uma criança a ler. 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu li todas as crônicas em dois meses, porque não queria que terminasse ☺
    Minha preferida é O Cavalo e seu Menino *-*

    Visite meu blog > MinhaFugada Realidade

    ResponderExcluir
  2. Eu li todas as crônicas em dois meses, porque não queria que terminasse ☺
    Minha preferida é O Cavalo e seu Menino *-*

    Visite meu blog > MinhaFugada Realidade

    ResponderExcluir
  3. Adoro As Crônicas de Nárnia. A forma como o autor misturou fantasia com ensinamentos do Cristianismo é fantástica!

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO CALDEIRÃO DE PRÊMIOS HARRY POTTER!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha,
    E esse livro realmente é ótimo, é um dos livros da série que eu mais gosto.

    ResponderExcluir