[Resenha] O Vilarejo - Raphael Montes

01:00

Nome: O Vilarejo
Autor (a): Raphael Montes
Nº de páginas: 96


O Vilarejo - Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.







Sabe aqueles filmes de terror que começam ou terminam com a frase: "Baseado em fatos reais"? Aqui está um livro que começa nesse estilo. O autor explica que adquiriu alguns cadernos em um sebo, a dona deles faleceu a pouco tempo e a neta da senhora disse que não queria saber deles, que até os queimaria se mandassem de volta para ela. Aí o leitor já fica pensando: "O que tem de tão perturbador escrito naquelas páginas?" 

Esse foi o primeiro livro do Raphael que eu li e estou impressionada com a forma como ele escreve. A narrativa flui de maneira rápida, mas rica em detalhes. As ilustrações e a diagramação deixaram o livro impecável.

Os sete contos são inspirados nos sete pecados capitais e o autor os explorou da forma mais perversa possível. Com uma riqueza de detalhes impressionante.

No começo e no final de cada conto há uma imagem relacionada aos acontecimentos. Segundo Raphael, as imagens foram tiradas dos cadernos de Elfrida Pimminstoffer (a antiga dona) e carregam nos traços e nos detalhes o que o autor e o ilustrador queriam que o leitor sentisse ao ler os contos.

Cada conto tem um fim perturbador que vai fazer o leitor se arrepiar. A narrativa junto com as imagens foram criados para assustar e mexer com a cabeça de quem está com o livro nas mãos.

A única parte negativa é que esse livro é muito curto. Ao terminar de ler, o leitor fica com aquele gostinho de quero mais... Indico à todos que gostam de um terror que tem uma linha tênue entre a ficção e a realidade.

You Might Also Like

3 comentários