[Resenha] O oráculo oculto, As provações de Apolo #1 - Rick Riordan

00:30

Nome: O oráculo oculto
Autor (a): Rick Riordan
Nº de páginas: 320

Trilogia: As provações de Apolo #1

Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. 
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. 
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.




Eu já estava com saudade do Acampamento Meio-Sangue! E Tio Rick o trouxe de volta para nos levar de volta as aventuras que vivemos em Percy Jackson e os olimpianos e Os heróis do Olimpo. Dessa vez, a aventura é narrada por Apolo, o deus o sol. 

Zeus culpou Apolo pelas atitudes e ações de Octavian, uma vez que o garoto era seu descendente. Como castigo, Zeus tirou os poderes de Apolo e o mandou para Long Island como um adolescente mortal, com direito a espinhas e barriga. E após aterrissar em uma caçamba de lixo, o ex-deus é atacado por dois garotos, que batem nele. Como se essa humilhação não fosse suficiente ele é salvo por uma garota de doze anos.

Na companhia dessa garota irritante, ele vai procurar ajuda na casa de um semideus que conhecemos muito bem... Percy Jackson ajuda Apolo a semideusa e o ex-deus a chegarem ao Acampamento.

Semideuses estão desaparecendo na floresta. O Acampamento está sem qualquer tipo de comunicação, nada funciona, nem telegramas, nem mensagens de íris. Nada. O oráculo não está funcionando e sem profecias, os semideuses não podem sair em missão. Com a chegada de Apolo, os campistas começam a ficar preocupados. Com um ex-deus inútil ao lado deles, será que eles vão conseguir resolver a situação?

Apolo tem que encontrar o oraculo mais antigo, antes que os seus inimigos o destruam. E o pior é que o seu inimigo é alguém que ele conheceu. Tudo indica que ele é mais poderoso do que aparenta e que estava nos bastidores há muito tempo, só esperando o momento certo de entrar em cena e destruir tudo.

A narrativa cômica está mais acentuada. Uma vez que Apolo tem um ego enorme, os comentários ao longo da narrativa vão arrancar várias risadas do leitor. Se você estava com saudade, não se preocupe, Nico aparece muito ao longo dos capítulos. Temos notícias de Leo! Mas, o filho de Hefesto só entrou em contato uma vez e está sumido desde então, o que deixou todos com um misto de raiva e preocupação.

Se você gostou das outras séries do Tio Rick, com certeza vai amar esse livro. Eu estava com saudade do estilo do Riordan. A narrativa única dele é cativante e como ele está trazendo de volta alguns personagens que amamos, é impossível não se apaixonar.

Mais um detalhe que adorei, em alguns momentos da história os personagens mencionam fatos ou fazem comentários que remetem as outras séries. Como por exemplo, quando Apolo está na casa de Percy, o filho de Poseidon diz que Annabeth viajou para "resolver uns problemas de família", quem leu Magnus Chase vai entender a referência. E eu gosto quando isso acontece,pois torna tudo mais real, sem contar que nos faz lembrar de tudo que aconteceu até agora.

Enfim, se você é fã do Tio Rick, precisa ler esse livro. Se não leu nenhum livro até agora, não tem problema, pode ler. Mas eu aconselharia ler Percy Jackson e os olimpianos e Os heróis do Olimpo só para ter uma base do que está acontecendo e para entender alguns comentários dos personagens.

You Might Also Like

13 comentários

  1. Rick Riordan é um escritor incrível!!
    E depois da decepção que foi O sangue do olimpo, espero que esse seja incrível.

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava morrendo de saudade dos livros do tio rick kkkkk
    Estou ansiosa para ler o segundo de magnus e esse

    ResponderExcluir
  3. realmente se percy tivesse narrado o sangue do olimpo uma vez eu estava feliz ele começou tudo e foi meio que esquecido

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro!
    Foi uma das melhores narrativas criadas pelo tio rick!
    Apolo é muito engraçado e reencontrar o nico, percy e leo... amei!

    ResponderExcluir
  5. Tio Rick e sua mania de divar no mundo da escrita...
    Amei esse livro tanto quanto amo os outros!

    ResponderExcluir
  6. Riordan é um escritor singular, a narrativa dele é incrível. Eu gostei desse livro, na verdade achei o mais bem escrito dele até agora.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito perfeito.
    Dei muita risada enquanto lia, a história foi bem escrita e rever alguns personagens foi tão bom... Também estava com saudade do Acampamento

    ResponderExcluir
  8. Apolo é meu novo marido literário, aquele ego mínimo... kkkk
    Amei a narrativa dele, a história as reviravoltas, tudo!
    Tio rick surpreendendo como sempre.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li!
    E sua resenha me deixou mais curioso.
    Riordan é um gênio e mesmo não tendo gostado de o sangue do olimpo gostei de magnus e acho que vou gostar desse também.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma obra prima do riordan.
    Gostei a narração, os cenários, os personagens novos e rever alguns antigos. Ele também amarra algumas pontas soltas de os heróis do olimpo, então ficou mais impecável ainda.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas está na minha lista de prioridade. Rick Riordan é um dos meus autores preferidos

    ResponderExcluir
  12. Apolo como campista está hilário! E Nico e Will s2
    Percy, estou com saudade de novo
    E estou louca para ver Leo no próximo livro!!!

    ResponderExcluir
  13. Meg s2
    Apolo como Lester está incrível
    Ainda estou lendo, e já estou amando!
    Pêssego é tão amorzinho (mesmo assuntando muito kkkk)

    ResponderExcluir