[Resenha] Plutão, Extraordinário #Extra - R. J. Palacio

00:14

Nome: O capítulo do Julian
Autor (a): R J Palacio
Nº de páginas: 96
Série: Extraordinário #Extra


Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.

Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.







Plutão narra a história de Chris, o amigo de infância de Auggie que é citado em Extraordinário. Neste conto os leitores entendem o motivo de não vermos ele enquanto Auggie passava por tudo aquilo que vimos em Extraordinário. Por se tratar de um livro extra essa resenha pode conter alguns spoilers do livro principal, então não recomendo para quem ainda não leu a história do Auggie. 

O livro alterna os capítulos em situações atuais e flashbacks de quando ele andava com Auggie. Entendemos como era a vida deles pelo ponto de vista do Chris, o que nos faz ver o mundo de uma criança que tem um amigo com deficiência. Como ele se sentia ao sair com o amigo e todos olharem para eles, como Chris se sentiam ao ver os olhares se desviarem de Auggie para ele como se também procurassem alguma deficiência, como se ele não pudesse ser amigo do Auggie sem ter um "defeito" também.

Sim, em alguns momentos - bem no comecinho - nós ficamos com um pouquinho de raiva da forma como ele pensava, mas com o passar das páginas nós começamos a entender o lado dele e é até possível ver o mundo pelos olhos dele sem julgá-lo.

Entendemos que o Chris não se afastou do Auggie por ele ser como é, uma vez que ele nunca aceitou as piadas e brincadeiras de mal gosto que faziam com ele. Mas sim por ter se mudado e querer aproveitar um pouca a sua adolescência com amigos mais "normais". Mas não deixe isso te enganar, ele tem um coração enorme e é um bom garoto.

Esse conto nos mostra que para ser um amigo de verdade é preciso se dedicar diariamente, ter paciência e muito, muito amor mesmo pela pessoa que está ao seu lado. Tudo isso nos é narrado pelo ponto de vista de uma criança, o que nos dá um ângulo mais inocente de tudo.

Recomendo a todos que leram Extraordinário e se apaixonaram pelo Auggie.

You Might Also Like

2 comentários

  1. De todos os extras acho que gostei mais desse (digo acho pq extraordinário é o tipo de livro que qualquer um dele que vc pegue e leia vai encontrar alguma coisa pra dizer que ele é o que vc mais gostou)
    A autora soube desenvolver mais a fundo o ponto de vista do Chris.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse conto de Extraordinário, mas pretendo ler o mais rápido possível. Amo o Auggie e acho que Extraordinário deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para gerar debates sobre bullying, aceitação e tal.

    ResponderExcluir