[Resenha] Welcome to Night Vale - Jeffrey Cranor e Joseph Fink

09:00

Nome: Welcome to night vale
Autor (a): Jeffrey Cranor e Joseph Fink
Nº de páginas: 336
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance 
Sinopse: O podcast Welcome to Night Vale conta as histórias da cidade de Night Vale, uma amistosa comunidade no meio do deserto onde todas as teorias da conspiração são reais. No formato de um programa de rádio, Cecil Palmer, locutor da rádio comunitária, informa a todos as pequenas estranhezas dessa pacata cidadezinha — onde fantasmas, anjos, alienígenas e agências governamentais misteriosas e ameaçadoras fazem parte do cotidiano dos cidadãos. Desta vez, a chegada de um homem de paletó bege faz com que as vidas de duas mulheres, cada uma com seu mistério, virem de cabeça para baixo.Como todos em Night Vale, a proprietária da loja de penhores, Jeckie Fierro, gosta de sua rotina. Por isso, quando um homem de paletó bege aparece na loja e interrompe a imutável rotina da jovem, ela fica sem chão. Ele lhe entrega um papel com duas palavras escritas à mão: KING CITY. Tudo naquele homem a deixa nervosa, especialmente o papel, do qual Jackie não consegue se livrar.Diane Crayton tem um filho de quinze anos. Josh é um adolescente normal: de humor e forma inconstantes. Ele às vezes é humano, mas em certas ocasiões prefere parecer um abajur ou ter asas e tentáculos. Josh está cada vez mais curioso sobre o pai que nunca conheceu, o que deixa Diane transtornada, pois Troy, pai do menino, começa a aparecer em todos os lugares onde ela está (e com a mesma aparência de quando deixou a cidade e se mudou para King City, anos atrás). É um desastre iminente.As duas mulheres vão se unir na busca por respostas, assombradas por aquelas palavras que parecem ser a solução de tudo: KING CITY, a chave para todos os segredos, que, tomara, trancará o passado e abrirá as portas do futuro. Isso se elas conseguirem achá-la. Caros ouvintes, bem-vindos a Night Vale.


Então, sabe aquele livro que você começa a ler com muita expectativa e acaba se decepcionando? Foi o que aconteceu comigo. Quando comecei a ler Welcome to night vale eu estava com as minhas expectativas lá em cima, em grande parte por causa das divulgações que a editora fez no período do lançamento. Mas poucas páginas depois de iniciar a leitura elas foram caindo e lá pela metade já nem existiam. Na verdade terminei de ler mais por curiosidade do que por vontade.

E o fato de estar fazendo uma resenha negativa desse livro me deixa triste, pois ele tinha todos os ingredientes necessários para ser muito bom. Quando vi que a editora ia lançar e depois procurei resenhas de booktubers estrangeiros - que já tinham lido e resenhado - eu fiquei muito empolgada pois lembrava o estilo nonsense do Douglas Adams, e vocês sabem que eu amei aquela vibe bem loucona dos livros dele.

Infelizmente os autores pecaram no tamanho do livro. A história poderia ter sido dividida em dois exemplares, pois esse excesso de páginas deixou a leitura cansativa e pela primeira vez na minha vida eu dormi enquanto lia. E isso me deixou muito chateada :/

Welcome to night vale é baseado em um dos podcasts mais ouvidos dos Estados Unidos. Os cocriadores desse podcast que tiveram a ideia de levá-lo para o mundo da literatura. E ao que parece a ideia deu certo já que muita gente gostou logo de cara dessa obra que brinca com a mente do leitor e foge completamente do tipo de leitura que estamos acostumados a ler.

O livro apresenta ao leitor que não conhece o podcast essa cidade louca que é Night Vale. E os leitores que já conheciam o podcast são apresentados a uma história inédita que foi criada exclusivamente para essa obra.

A narrativa da história principal é intercalada com a narração de Cecil Palmer, o radialista da cidadezinha que parece ter olhos e ouvidos em todos os cantos do lugar. O dia a dia dos moradores de Night Vale envolve Fastamas, Anjos - todos se chamam Erika - Alienígenas, Agências governamentais misteriosas que seguem os moradores e "espionam" suas vidas bem de perto, entre outras coisas bem estranhas que estão sempre acontecendo.

A história principal gira em torno de Diane Crayton e Jackie Fierro, duas cidadãs aparentemente normais - se é que isso é possível em Night Vale. As duas veem suas vidas virarem de cabeça para baixo e seus caminhos se cruzarem quando um homem de paletó bege carregando uma pasta - ou maleta, não lembro - de couro de veado entrega para cada uma delas um pedaço de papel escrito KING CITY. E elas não conseguem se livrar desse pedaço de papel, sempre que tentam jogar fora ou rasgar ele simplesmente aparece em suas mãos novamente.

Uma coisa curiosa sobre esse homem de paletó bege é que após qualquer interação que qualquer um tenha com ele a pessoa simplesmente esquece tudo sobre ele. Seu rosto, seu nome, sua voz... Tudo.

Enquanto Jackie é dona de uma peculiar loja de penhor, Diane trabalha para uma empresa que ninguém sabe ao certo o que faz - nem mesmo os funcionários - e também tem que lidar com seu filho, Josh, um adolescente que muda de aparência a hora que quiser - e é qualquer forma mesmo, de animais a plantas, passando por uma mistura dos dois.

Em um certo ponto da história Josh demonstra sua vontade de saber quem é seu pai e diz que deseja conhecê-lo, o que só complica ainda mais a vida de Diane que começa sua própria pesquisa sobre o homem para então decidir se vai ou não apresentá-lo a seu filho.

E essa é a base da história principal do livro. A busca de Jackie e Diane por King City - o que não será nada fácil já que em Night Vale a biblioteca é um lugar perigoso onde nem todos que entram conseguem sobreviver ou sair de lá - e ao mesmo tempo Diane tem que encontrar Troy, pai de Josh, e decidir se vai apresentá-lo ao seu filho ou tentar convencê-lo a desistir de conhecer o pai. E a narrativa dessas duas personagens é intercalada com algumas narrações de Cecil contando notícias do transito e fazendo seus próprios comentários sobre o que está acontecendo na cidade - como eu disse acima, ele parece ter olhos e ouvidos em todos os lugares e fala abertamente o que está acontecendo e manda até alguns recados direcionados exclusivamente para determinadas pessoas, às vezes até mesmo citando nomes.

Mais uma vez, esse livro tinha todo o potencial para ser simplesmente incrível, mas infelizmente ele é desnecessariamente longo. Muita coisa que acontece no livro poderia ter ficado de lado para que ele ficasse um pouco menor e a leitura não se tornasse tão cansativa.

Então, assim, o livro não é ruim, tanto que indico ele a quem quiser conhecer essa cidadezinha estranha e cheia de peculiaridades, mas já aviso que você pode - ou não - achar a leitura cansativa.

You Might Also Like

0 comentários