[Resenha] A história do cinema para quem tem pressa - Celso Sabadin

16:42

Nome: A história do cinema para quem tem pressa
Autor (a): Celso Sabadin
Nº de páginas: 200
Gênero: Cinema / História / Não ficção / Artes
A palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História do Cinema para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está?Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Sabadin traça um panorama do cinema - linguagem que há mais de um século revoluciona nossa maneira de ver a vida -, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes.
A obra passeia com desenvoltura pelos principais "ismos" cinematográficos do mundo - Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo etc. -, ao mesmo tempo que conta como nasceu Hollywood, o que aconteceu quando os filmes começaram a falar, por que os alemães inventaram o filme de terror, por que os detetives do cinema usam capa e chapéu, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, por que o cinema francês é tão papo-cabeça, como a chegada da televisão mudou tudo, o que afinal é um blockbuster, onde entra o Brasil nessa história toda, e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte.Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telona e pelo escurinho. Para isso, seria necessário outro livro. Aí sim, sem pressa.

Se você, assim como eu, é apaixonado por cinema e gostar de aprender mais e mais sobre a sétima arte, esse livro é perfeito para você. Assim como ele parece ter sido feito sob medida para mim.

O autor conseguiu reunir muita coisa sobre a história no cinema nessas duzentas páginas. Claro, algumas coisas ficaram de fora, mas isso acabaria acontecendo, já que estamos falando de um resumo de uma história de mais de cem anos. Mas tem o suficiente para despertar o seu interesse e você sair em busca de livros mais detalhados para ler sem tanta pressa.

A história do cinema para quem tem pressa começa do início dos tempos (cinematograficamente falando). O autor narra como eram as primeiras invenções; aparelhos estranhos e complexos que reproduziam imagens, mas não sons. E acredite, não era algo incrível como o IMAX de hoje, mas para a época era quase... mágica. O autor conta como eram os primeiros cinemas e quanto custavam os primeiros ingressos (25 centavos de dólar, caso queira saber) e os curiosos podiam assistir cinco filmes de mais ou menos noventa segundos, cada.

Com o passar dos capítulos o autor conta como foi tortuosa e cheia de conflitos a estrada que o cinema percorreu até chegar no cinema que conhecemos atualmente. Por exemplo, você já ouviu falar em Thomas Edison? Espero que sim. Pois então, você sabia que, na tentativa de fazer cada vez mais dinheiro, ele registrou a patente de tudo que veio a sua mente para que pudesse processar qualquer um que tentasse aperfeiçoar suas "criações"? Isso mesmo. Inclusive todos que se aliaram a Edison nessa época ficaram conhecidos como o Truste de Edison.

Também ficamos por dentro de como a Primeira Guerra Mundial afetou o cinema e como foi difícil se recuperar depois que ela acabou. Conhecemos um pouco mais sobre o cinema em outros países e como os grandes estúdios que conhecemos hoje como a Universal, a Fox e a Warner surgiram.

Aprendemos sobre como a Segunda Guerra Mundial também afetou, e muito, a industria, como o cinema brasileiro deu os primeiros passos e o motivo do nosso cinema não ter o mesmo destaque dos filmes estrangeiros no nosso próprio país.

O autor também conta como a chegada da TV afetou o cinema e como alguns estúdios grandes acabaram falindo ou se fundindo a outros estúdios para poderem sobreviver. Ficamos por dentro de como as animações surgiram e como os festivais e premiações deram seus primeiros passos até se tornarem os grandes eventos que são atualmente.

Esse livro é simplesmente incrível. E não falo isso como leitora, falo como alguém que sonha em estudar cinema. A capa está linda e cheia de referências a filmes incríveis, como Superman, Pulp Fiction, Cantando na chuva, Nosferatu...

Indico a todos que amam cinema e tem a curiosidade de saber como tudo começou.

You Might Also Like

0 comentários